Marinho propõe a criação da Comenda Mário Jorge Lobo Zagallo

Honraria será destinada a homenagear treinadores e treinadoras que se destacarem em competições esportivas

Publicado em 5/3/2024 - 18:08

Brasília (DF) – Com o intuito de honrar a memória e o legado de Mário Jorge Logo Zagallo, e incentivar o desenvolvimento do esporte no Brasil e no mundo, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), apresentou, nesta terça-feira (05), o projeto de número 2/2024, que propõe a instituição da Comenda que leva o nome do ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira e que faleceu em janeiro de 2024. A comenda será destinada a homenagear treinadores e treinadoras que se destacarem em competições esportivas.

“Zagallo foi mais do que um ícone esportivo, ele foi um testemunho vivo da força de vontade e da paixão que podem transformar sonhos em realidades. A criação dessa comenda vem para reafirmar até as próximas gerações o grande legado desse nome para o futebol”, destacou o parlamentar.

Caso o projeto seja aprovado, a concessão do diploma de menção honrosa deverá acontecer, anualmente, no mês de outubro, por se tratar do mês do professor, em alusão a forma como Zagallo era chamado. Até três pessoas poderão ser indicadas para o recebimento da premiação pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

A Comenda terá como objetivo destacar a história do atleta e utilizar do seu nome uma motivação para os futuros craques e treinadores no mundo do esporte que serão condecorados.

Sobre Zagallo

Mário Jorge Lobo Zagallo foi uma figura lendária no mundo do futebol, com uma vida e carreira repletas de grandes conquistas. Nascido em 9 de agosto de 1931 em Maceió (AL), e falecido em 05 de janeiro de 2024, no Rio de Janeiro (RJ), Zagallo se tornou um ícone esportivo, exemplo de determinação e paixão pelo esporte.

A trajetória inclui feitos como jogador e treinador, sendo o único tetracampeão mundial de futebol, sendo 2 títulos como jogador (1958 e 1962); 1 como técnico (1970); e outra como coordenador técnico (1994). Zagallo também somou passagens por clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Flamengo, Botafogo (como jogador e treinador); Vasco, Fluminense, América-RJ, Bangu e Portuguesa (como técnico); além da seleção brasileira e de clubes e países do Oriente Médio.

Texto: Ascom deputado federal Márcio Marinho
Foto: Douglas Gomes 

Reportar Erro
Send this to a friend