Stélio Dener propõe que passagens aéreas sejam emitidas no prazo máximo de 24 horas após o pagamento

Iniciativa visa assegurar os direitos dos compradores caso ocorra algum imprevisto

Publicado em 3/10/2023 - 17:12

Brasília (DF) – O deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) apresentou, nesta terça-feira (03), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 4782/2023, que tem como objetivo garantir que os compradores de bilhetes de passagem aérea e outros serviços relacionados a viagens ou turismo recebam o comprovante correspondente no prazo máximo de 24 horas, a partir da confirmação do pagamento.

A motivação para essa iniciativa do deputado está relacionada a eventos recentes, como a suspensão pela agência de viagens 123 Milhas de pacotes de sua linha promocional com embarque próximo. Para o parlamentar, é fundamental proteger os direitos dos compradores de passagens aéreas, especialmente diante da crescente ocorrência, principalmente em agências de turismo online, de reservas sendo feitas sem a emissão correspondente dos bilhetes.

“Consideramos que uma forma de resolver esse problema e garantir a qualidade do serviço prestado é estabelecer a obrigação de emitir os bilhetes aéreos e vouchers para outros serviços e atividades contratadas pelo viajante dentro de um prazo máximo de vinte e quatro horas “.

Embora questões como essas sejam abordadas de forma geral pelo Código de Defesa do Consumidor, o deputado acredita que há uma necessidade real de prever disposições mais específicas para garantir os direitos da população e evitar que agências de turismo adotem medidas que prejudiquem os compradores.

Texto e foto: Ascom deputado Stélio Dener 

Reportar Erro
Send this to a friend