Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher tem reunião de estratégias na sede do partido

Foram alinhadas diretrizes para os próximos meses que antecedem as eleições

Publicado em 29/4/2024 - 15:54

Brasília (DF) – Na última sexta-feira (26), o Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher esteve em reunião na sede do partido para alinhar as estratégias que se seguirão pelos próximos meses que antecedem as Eleições Municipais de 2024. Além da equipe do órgão, também estava presente o secretário nacional do Republicanos, Demóstenes Félix.

Rosana Ribeiro, membro da executiva do Observatório, representou a coordenadora nacional Rosangela Gomes (RJ) durante a reunião, onde junto da advogada Rejane Valentin, mostrou relatórios dos trabalhos desempenhados pelo órgão, ao longo desses últimos meses.

“Tudo é muito novo diante do Observatório e nossas atividades foram pautadas em reforçar às republicanas e republicanos os objetivos do órgão. Sabemos que a violência política contra a mulher é real, pois diariamente recebemos contato de mulheres em todo o país que relatam a ocorrência dos episódios. Entretanto, estamos no desenvolvimento de estratégias, para que as ocorrências deixem de ser informais. Pois só assim, conseguiremos atuar na reivindicação de direitos”, disse a republicana.

As redes sociais e os encontros on-line, estão servindo como instrumentos para que a proposta da pasta seja disseminada. Sob orientação da coordenadora nacional, os respectivos encontros também estão sendo realizados nos estados, como já aconteceu no Pará, Espírito Santo e agora segue para o Rio Grande do Sul, na próxima semana.

“Tivemos um encontro em janeiro, onde reunimos mulheres filiadas e admiradoras do Republicanos em todo o país. Depois, partimos para o encontro mais particular, pois cada região, cada estado, tem sua individualidade. Apesar da violência política ser única, as situações são as das mais variáveis”, pontuou Rosana.

Durante a reunião, o secretário nacional do Republicanos, Demóstenes Félix, também estava presente e comentou sobre as atividades do Observatório. “Na última quinta-feira, o Observatório, completou um ano de atuação e mesmo com tão pouco tempo, vejo que estão trabalhando fortemente para mostrar sua relevância. Enquanto isso, a secretaria, segue acompanhando de perto, levando ideias e propostas que permitam ainda mais o seu crescimento. Sei que o desafio é diário e temos como meta buscar o melhor caminho para um trabalho prudente e eficaz. Afinal, a pauta é pertinente e nosso presidente, Marcos Pereira, mais uma vez foi extremamente coerente na criação do órgão que cuida e acolhe as mulheres vítimas de violência política”, afirmou.

Encontro on-line nacional

Com programação praticamente concluída, a equipe já fechou parceria com o Mulheres Republicanas e a Fundação Republicana Brasileira (FRB), para começar no próximo mês de maio, uma série de encontros on-line, que acontecerão nacionalmente, para a capacitação às mulheres filiadas. Entre os temas, está a questão da Lei 14.192/2021 que trata sobre a violência política e diversas temáticas das eleições que envolvem o público feminino.

 Texto e foto: Ascom Observatório Nacional  de Combate à Violência Política Contra a Mulher

Reportar Erro
Send this to a friend