Monitoramento de redes sociais nas eleições

Monitorar é a ação de buscar e analisar, por meio de dados obtidos por palavras chaves cadastradas em plataformas específicas, ou diretamente da API das redes sociais

Publicado em 31/3/2024 - 19:28 Atualizado em 2/4/2024 - 10:47

Antes de trazer as possibilidades desta atividade, dentro de uma pré e campanha eleitoral, vamos primeiramente entender o que consiste o monitoramento das redes sociais.

Monitorar é a ação de buscar e analisar, por meio de dados obtidos por palavras chaves cadastradas em plataformas específicas, ou diretamente da API das redes sociais, o que o eleitor diz sobre o seu pretenso candidato.

Enfim, monitorar é uma atividade fundamental para o sucesso de uma estratégia digital, pois para engajar da forma certa, ou para criar uma estratégia, o primeiro passo é ouvir o que os usuários pensam sobre determinado assunto, ou sobre a sua liderança.

Hoje, no mercado, temos diversas plataformas que realizam esta captação de dados. Aqui, na comunicação do Republicanos, já utilizamos plataformas como o Socialbackers, Buzzmonitor e Stilingue, por exemplo. O V-Tracker, Hootsuite, Mention e SocialSearch são alguns dos vários softwares disponíveis para este tipo de análise.

Com o uso destas plataformas é possível coletar, interpretar e resumir dados obtidos em veículos de imprensa, blogs, fóruns e nas redes sociais. Para isso, é necessário cadastrar palavras chaves e termos que se deseja monitorar. Com isso, o software coleta os dados e possibilita a classificação com tags definidas e sentimentos (positivo, negativo e neutro). Além de saber o que os usuários falam, também é possível acompanhar temas específicos e ter uma percepção da “saúde” da presença digital do seu pretenso candidato, prever crises e ter insights de conteúdo. Outras funcionalidades tais como: agendamentos, relatórios das redes sociais e levantamento de influenciadores geralmente estão entre o pacote de serviços oferecidos por estas plataformas.

Elencamos a atividade do monitoramento como uma das prioridades da pré e campanha eleitoral, pois é por meio dele que se torna capaz de prever cenários, saber as opiniões de eleitores e eleitores em potencial e qual é a imagem que um grupo específico tem de uma determinada personalidade, qual é o posicionamento dos adversários, prevenção de crises, e uma infinidade de outros pontos que levam à construção de uma boa disputa eleitoral.

Como criar uma estratégia de monitoramento efetiva?

  • Cadastre no software o nome do pré-candidato e suas variações mais comuns, se houver. Se o seu público cita o nome da sua liderança com erros ou abreviações, é preciso considerar também no monitoramento;
  • Os nomes dos principais temas que se deseja monitorar (importante colocar localização para regional, em disputa para prefeito ou vereador, por exemplo);
  • As menções com tags e hashtags, seja sobre o pré-candidato ou temas;
  • Palavras-chave que tenham proximidade com o assunto/bandeiras de pré-campanha;
  • Menções sobre adversários, se for o caso.

Pelo monitoramento das redes sociais, o analista pode compreender quem são os apoiadores e os detratores, as palavras que mais associam à liderança (que podem ser insumo para novas campanhas e posicionamentos), as postagens com maior engajamento, o perfil do público que mais fala sobre o assunto e os dados de imagem da marca ao longo do tempo.

Ao ter a sua audiência monitorada e quantificada, o gestor de comunicação vai traçar as próximas estratégias, mas é imprescindível se lembrar de interagir com os públicos ao longo do processo.

Receber comentários e não responder é se manter fora da conversa e perder a maior oportunidade de gestão da imagem do candidato! Neste trabalho, o mais comum é ter uma equipe de atendimento focada no contato com os usuários, respondendo dúvidas, críticas, elogios e sugestões. Leia mais sobre o assunto no post: clique aqui.

Além da análise de dados externos, como menções em redes sociais, blogs ou portais de notícias, também se faz necessário o controle de dados internos, de desempenho das ações desenvolvidas pelos canais do candidato. Seguem algumas KPIs importantes de serem analisadas:

  • Número de usuários/seguidores e de visitas;
  • Engajamento nas publicações (curtidas, compartilhamentos e comentários);
  • Alcance (quantas pessoas visualizaram a publicação);
  • Número e qualidade das menções públicas, em grupos, eventos e na própria página ou perfil.

Todas essas informações fornecem uma grande orientação sobre como a imagem do pré-candidato está sendo difundida. É possível filtrar e saber, por exemplo, qual é o sentimento dos usuários nas redes, que geralmente é classificado em positivo, neutro ou negativo, sendo possível alterar ou traçar estratégias mais eficientes a partir dessas observações por canal, região, ou faixa etária.

Algumas plataformas gratuitas para monitoramento são o Hootsuite, Google Alerts, Google Trends e Trendsmap. Embora sejam mais limitadas do que as pagas, é possível acompanhar temas e menções.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotomontagem: Arquivo Republicanos

 

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