Como fazer impulsionamento

Você aprenderá como fazer o impulsionamento nas Eleições 2024 e alcançar mais pessoas por meio das suas publicações nas redes sociais

Publicado em 27/3/2024 - 15:00 Atualizado em 2/4/2024 - 10:48

É preciso entender o que o Facebook considera anúncios de cunho político ou eleitoral. De acordo com a plataforma, são eles:

  • Conteúdos preparados por, encomendados em nome de ou relacionados a um candidato atual ou ex-candidato a um cargo público, a uma figura política, a um partido político ou que defende o resultado de uma eleição a um cargo público;
  • Conteúdos sobre eleições, referendos ou iniciativas de votação, incluindo campanhas de incentivo ao voto ou eleitorais.

Se o seu conteúdo se encaixa no que o Facebook considera um anúncio político ou eleitoral, então é preciso:

  • Confirmar sua identidade, tenha você um perfil pessoal ou uma página para alguma organização;
  • Confirmar residência no Brasil;
  • Confirmar e-mail, telefone e website;
  • Fornecer CNPJ de campanha.

Feito isso, o anunciante pode criar um aviso legal e passa a selecionar os rótulos “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral” para marcar as publicações que assim necessitarem. Os anúncios rotulados ficarão disponíveis por sete anos na Biblioteca de Anúncios do Facebook para que qualquer pessoa possa saber mais sobre as peças publicitárias.

Vamos abrir um parênteses e ressaltar alguns pontos da legislação eleitoral e a relação com as postagens impulsionadas. Uma dúvida muito comum é se o “Pago por” e “Propaganda Eleitoral” possuem o mesmo valor para o Facebook e também para o TSE. A resposta é sim, porém para impulsionar é preciso ficar atento às seguintes exigências da legislação:

1) Número de inscrição no CNPJ;
2) A expressão “Propaganda Eleitoral”.
3) Só pode ser contratado por partidos, coligações e candidatos e seus representantes, proibido a contratação de disparos em massa de conteúdo;
4) O impulsionamento deve ser contratado diretamente com provedor de aplicação de internet, empresas com sede e foro no País, ou de sua filial, sucursal, escritório, estabelecimento ou representante legalmente estabelecido no país;
Só pode ser empregado com a finalidade de promover ou beneficiar candidatos e suas agremiações.

Dito isso, vamos entender o processo de confirmação de identidade e criação de rótulos de anúncios.

Confirmação de identidade

  1. Acesse a sua Página. Se a sua Página for gerenciada no Gerenciador de Negócios, você precisará acessá-la pelo Gerenciador de Negócios para concluir as demais etapas;
  2. Clique em Configurações no menu à esquerda;
  3. Ainda no menu à esquerda, clique em Nova experiência de Páginas e logo depois em Anúncios sobre temas sociais, eleições ou política;
  4. Na seção Onde você veiculará anúncios?, clique na caixa de seleção e selecione Brasil;
  5. Sob a Etapa 1: confirme a sua identidade e clique em Começar;
  6. Clique novamente em Começar;
  7. Configure a autenticação de dois fatores. Se você já configurou a autenticação de dois fatores, pule esta etapa;
      1. Na seção Seu país de localização principal, confirme o seu endereço.
      2. Selecione o tipo de identificação que deseja usar. Uma carteira de identidade (Registro Geral [RG]), carteira de habilitação ou passaporte brasileiros serão aceitos. Recomendamos usar um passaporte. Depois de selecionar a forma de identificação que deseja enviar, clique em Avançar.
      3. Clique em Carregar uma imagem. Se você usar a carteira de identidade ou a carteira de habilitação brasileiras como forma de identificação, precisará carregar fotos da frente e do verso do documento.
      4. Depois de carregar a imagem com sucesso, clique em Avançar.
  8. O documento de identidade com foto deve ser aprovado ou recusado em poucos minutos. Caso seja recusado por causa da qualidade da foto enviada, você pode tentar novamente.
    1. Na seção Insira seu CPF, digite o número do seu CPF na caixa e clique em Avançar.
    2. Analise a seção Confirmar informações pessoais para garantir o envio das informações corretas. Se estiver tudo certo, clique em Avançar.
    3. Clique em Concluir.

Criando rótulos e vinculando a sua conta de anúncios

  1. Acesse a sua Página. Se a Página for gerenciada no Gerenciador de Negócios, será preciso acessá-la por meio dele para concluir as demais etapas.
  2. Clique em Configurações no menu à esquerda.
  3. Ainda no menu à esquerda, clique em Nova experiência de Páginas e logo depois em Anúncios sobre temas sociais, eleições ou política.
  4. Sob Vincule suas contas de anúncios, clique em Começar.
  5. Antes de começar, analise os Termos e Condições e, se você concordar, clique em Avançar.
  6. Todas as contas de anúncios em que você é anunciante ou administrador serão exibidas automaticamente. Você pode selecionar as que serão usadas para pagar os anúncios. Se precisar adicionar outras contas de anúncios, deverá ter os números associados a cada uma das contas que deseja adicionar. Saiba como encontrar os números de identificação das contas de anúncios. Quando encontrar os números de identificação das contas de anúncios, insira-os um de cada vez e clique em Adicionar. As informações da conta de anúncios serão exibidas à medida que você os adicionar. Na seção Ativar, marque a caixa ao lado de cada conta de anúncios que você deseja usar para veicular anúncios sobre temas sociais, eleições ou política. Após terminar, clique em Avançar.
  7. Cada anúncio que você criar terá um rótulo de “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral”. Será necessário criar um rótulo para cada conta de anúncios adicionada, incluindo informações sobre a pessoa ou organização que está pagando os anúncios. Além do rótulo, você precisará incluir o nome da pessoa física ou jurídica que pagou o anúncio.
  8. Após adicionar os rótulos, clique em Avançar.

Feito este passo a passo você já estará apto a anunciar nestas eleições!

 

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotomontagem: Arquivo Republicanos

 

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