Live na pré-campanha: é interessante fazer?

As lives tomaram uma dimensão antes inimaginável. Vale a pena fazer live política?

Publicado em 25/3/2024 - 09:40 Atualizado em 2/4/2024 - 10:48

Você já fez alguma live?

O fácil acesso à tecnologia irá ajudar sua equipe nessa concentração digital para a corrida eleitoral e a utilização de transmissões ao vivo é uma opção útil para você que busca um contato mais longo com o eleitor.

Daremos aqui algumas sugestões fáceis de fazer e que vão deixar seus eleitores com vontade de voltar para as suas próximas lives.

Antes de entrar ao vivo

Sempre que possível, avise ou relembre o seu seguidor de que você vai fazer uma live pelo Facebook, Instagram ou YouTube. Uma maneira fácil é enviar um post na própria rede social dizendo que você está prestes a fazer uma transmissão ao vivo.

Outra estratégia que pode ser adotada é a criação de um cronograma contínuo e treinar seu público a sempre esperar que você faça uma transmissão ao vivo (live política) naquele momento específico. Toda segunda-feira, às 19h, você cria um quadro de conversa com seu eleitor, por exemplo. Inclusive, é bom ressaltar que, apesar de ser um recurso poderoso, a live pode afastar os seus seguidores caso você a utilize sem moderação ou sem assunto antecipadamente elaborado. Utilizar este recurso todos os dias pode cansar o seu seguidor. Vá com calma!

Utilize um título criativo

As pessoas estão ocupadas. Quando você indica exatamente sobre o que é o vídeo, e os seguidores são capazes de ver como você pode ajudá-los, isso aumenta as chances deles pararem para assistir. Ao invés de dizer “Veja a minha live nesta quarta-feira”, que tal: “3 ideias de como pretendo melhorar a mobilidade da nossa cidade”? A segunda opção de título dá muito mais detalhes sobre o que o vídeo será.

Quando você estiver ao vivo

Identifique-se: o tempo é a essência do vídeo então certificar-se de que, assim que a transmissão começar você diga sobre o que o vídeo vai ser. Apresente-se brevemente e não deixe de citar o nome do seu partido político. Este é o momento ideal para dar o seu discurso de 30 segundos sobre o que você faz ou como alguns gostam de dizer, como você ajuda as pessoas. Use uma linguagem que seja fácil para as pessoas perceberem como isso irá ajudá-las. Desta forma, o interesse delas aumenta e fará também com que assistam ao vídeo por mais tempo e interajam.

Faça contato visual com a câmera: ninguém quer sentir que está assistindo alguém falar, mas, sim, que faz parte de uma conversa. Portanto, certifique-se antes de fazer uma transmissão ao vivo, que você sabe exatamente onde a câmera está no seu telefone e olhe para ela, assim como você faria se estivesse falando com alguém pessoalmente.

Seja natural: pense que você está falando com uma pessoa (frente a frente) sobre o que você deseja compartilhar. Isso pode ajudar a reduzir alguns medos ou preocupações e muitas vezes pode fazer você falar mais naturalmente.

Relaxe: umas das coisas mais importantes da live é que as pessoas esperam que ela seja mais crua e não muito ensaiada. Dito isto, se no meio da transmissão você está com sede, beba algo. Se o telefone tocar enquanto você está ao vivo, vá em frente e peça desculpas. Isso irá mostrar autenticidade no seu vídeo ao vivo. É a “vida real” sendo mostrada tal como ela é.

Sorria: talvez você não seja o tipo de pessoa que sorri o tempo todo, mas considere um sorriso ao fazer uma transmissão ao vivo. Um sorriso nesse caso não só é acolhedor e hospitaleiro, mas também pode tornar as pessoas mais interessadas no que você tem a dizer.

Tom positivo: mostre sua energia por meio de seu tom. Isso não significa que você tem que soar como se tivesse bebido muita cafeína (rsrs), mas você deve ter alguma vitalidade em sua etapa e transmitir isso para sua audiência.

Interaja: não há nada pior do que não reconhecer que tem uma presença de público ao vivo. Assim que você tiver algum espectador ao vivo, você não vai poder saber quem é, a menos que ele faça um comentário ou curta sua transmissão da live. Mas, você pode ver que as pessoas estão assistindo e agradecer a audiência vinda desses espectadores que estão ao vivo com você, bem como aqueles que irão assistir ao vídeo depois que foi ao ar.

Finalizando a transmissão ao vivo

Quando estiver pronto para terminar sua transmissão, basta clicar no botão vermelho que diz “TERMINAR”. Lembre-se que é possível “salvar” o vídeo no Instagram, por exemplo. Basta selecionar a opção “salvar” quando surgir a tela de “vídeo ao vivo encerrado”. Há a opção também de deixar a live disponível por apenas 24 horas, como nos stories. Já o Facebook e o YouTube salvam a live automaticamente. Após renderizar, surgirá na timeline em alguns minutos.

Ao finalizar diga algo como “Se você estiver assistindo à esse vídeo depois que a transmissão finalizou, não se preocupe, deixe o seu comentário ou dúvida aqui na minha página do Facebook/Direct do Instagram”. Sempre finalize uma transmissão ao vivo com o mesmo entusiasmo que começou. E não esqueça do sorriso no rosto.

⚠️  ATENÇÃO: lives com artistas para promoção de pré-campanha ou campanha é proibida pela Justiça Eleitoral. Faça sua própria live política.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Arquivo Republicanos

 

Conheça o Espaço do Pré-Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de convites, artes para as redes sociais, manual da marca, logos, dúvidas frequentes, guia do pré-candidato republicano, além de orientações sobre a legislação eleitoral e dicas para uma corrida eleitoral de sucesso nas redes sociais e outros. Acesse agora.

Reportar Erro
Send this to a friend