Respondendo aos usuários

Incentive os seus fãs a participarem. Pedir a eles que comentem, curtam, cliquem e compartilhem suas postagens é muito importante

Publicado em 16/10/2020 - 11:00

Brasília (DF) – Ao contrário dos sites de notícias, as redes sociais não são canais de mão única. A interação com o seguidor é de elevada importância, bem como a linguagem utilizada.

Cada vez mais as pessoas falam e ouvem por meio da internet, o que para o político e ou instituição é uma enorme oportunidade na captura de informações, levantamentos de dados ou pesquisas importantes.

Incentive os seus fãs a participarem. Pedir a eles que comentem, curtam, cliquem e compartilhem suas postagens é muito importante. Desta forma, sugerimos que você tome uma postura mais convidativa aos que interagirem: sempre que alguém comentar ou compartilhar uma postagem, pelo menos agradeça e responda ao comentário, por exemplo, com uma nova pergunta. Assim, você mostra a este fã que a opinião dele é bem-vinda, consequentemente, ele e os demais se sentirão mais à vontade ao postar, pois sabem que você valoriza a opinião e acompanha os comentários. A partir desse ponto, torne em rotina responder sempre aos comentários de seus fãs no menor tempo possível. Obviamente, nem todos serão passíveis de respostas, mas se conseguir, responda e provoque mais diálogos.

Ao interagir, não automatize as suas respostas. Seja humano e receptivo. Ninguém gosta de conversar com um robô. Para facilitar as respostas de perguntas que acontecem frequentemente, você poderá criar um documento com perguntas frequentes e respostas padrões (FAQ) e ir adaptando a cada usuário, quando elas surgirem.

Evite palavras ou frases complicadas nas respostas. As pessoas interagem mais usando linguagem simples, bem informal.

Modere comentários negativos de usuários apenas quando as críticas contiverem insultos pessoais e palavras de baixo calão. Caso contrário, mantenha os comentários visíveis e, na medida do possível, responda-os. Críticas com respostas passam credibilidade aos usuários. Apagar comentários é uma forma de invalidar a opinião individual e essa ação é capaz de deixar o usuário mais decepcionado. Respeite as opiniões divergentes.

Quando questões polêmicas se estenderem, convide usuários com problemas para conversas privadas, buscando resolver cada uma delas fora de ambientes públicos.

Valorize sempre a participação, com postura educada e evitando utilizar muita formalidade. Se estiver errado, peça desculpas e sempre agradeça as críticas, sugestões ou comentários.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotomontagem: Arquivo Republicanos 

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro