Esportes eletrônicos na inclusão social de crianças e adolescentes é tema de audiência pública

Iniciativa foi proposta pelo deputado Márcio Marinho

Publicado em 16/5/2024 - 23:30 Atualizado em 21/5/2024 - 09:41

Brasília (DF) – A Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos realizou, nesta quarta-feira (15), uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater os mecanismos de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nos esportes eletrônicos. A iniciativa, proposta pelo deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), destaca a importância da atuação legislativa frente ao crescimento dessa modalidade esportiva no Brasil.

“Tivemos um ‘boom’ desse esporte nos últimos anos, impulsionado no período da pandemia. A indústria dos esportes eletrônicos e os próprios competidores vêm pedindo a atenção do parlamento. A inclusão de crianças e adolescentes é uma discussão que precisa ser feita. Eu sou um dos deputados que encabeçaram a luta por essa causa e pela regulamentação já alcançada da modalidade, tivemos o marco legal dos games que foi aprovado e sancionado recentemente”, ressaltou Marinho.

Durante a audiência, a diretora de relações governamentais da Associação Brasileira de Fantasy Sport (ABFS), Bárbara Teles, abordou sobre os benefícios já comprovados em estudos internacionais acerca do desenvolvimento psicossocial do público infanto-juvenil. “Trazem benefícios como a questão da agilidade de raciocínio, a imaginação e agilidade, que são constantemente evoluídas por meio do esporte eletrônico, a capacidade e planejamento das ações, estratégia e planejamento, concentração e aperfeiçoamento de habilidades”, informou.

O movimento econômico advindo dos esportes eletrônicos foi um dos assuntos abordados na audiência. Sergio Medeiros, coordenador pedagógico da Associação Moriá, que trabalha com a inclusão dos esportes eletrônicos, apresentou dados de um estudo da TechNET Immersive.

De acordo com a pesquisa, a indústria de videogames está avaliada em US$ 163,1 bilhões, tornando o setor de games responsável por mais da metade do valor da indústria do entretenimento. “O  esporte eletrônico tem um aspecto econômico muito forte. É maior que o cinema e a música juntos”, disse Sérgio.

Texto: Ascom deputado Márcio Marinho
Foto: cedida 

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