Levantamento foi feito pela Genial/Quaest
Publicado em 22/5/2024 - 14:25
São Paulo (SP) – O Instituto Quaest Pesquisa e Consultoria divulgou uma nova rodada do ranking que mede o Índice de Popularidade Digital (IDP) de maio. O estudo avalia a popularidade dos 27 governadores nas redes sociais. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se manteve em primeiro lugar na pesquisa, com 70,2%.
Tarcísio é seguido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 69,7%; de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 52%; de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), com 45,6%; de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com 43%; e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 42,4%.
Hoje, Tarcísio é seguido por 4,7 milhões de pessoas no Instagram, 2,8 milhões no X (antigo Twitter), 765 mil no Facebook, e 616 mil no TikTok. Desde de que a série histórica começou a ser feita, em janeiro de 2023, Tarcísio sempre esteve na liderança e nunca ficou abaixo dos 70% de avaliação.
Para que a pesquisa seja feita, a Quaest recolhe 175 variáveis das principais redes sociais, considerando a relevância que cada uma delas tem (Facebook, Instagram, X, Google, Wikipédia, YouTube, TikTok). Essas variáveis formam dimensões analíticas e são organizadas segundo um modelo de aprendizado de máquina. O algoritmo do IPD avalia a relevância de cada dimensão e gera um valor agregado que sintetiza todo o conteúdo digital analisado.O IPD pode variar de 0 a 100 pontos e ser comparado com o tempo.
Ainda no ranking, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), subiu três posições, sendo agora o 18º colocado, com 22,13%.
Veja também:
Tarcísio de Freitas é o governador mais popular nas redes sociais
58,9% dos paulistanos aprovam o governo de Tarcísio de Freitas
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Flickr Governo do Estado de SP