Hamilton Mourão visita Base Aérea de Brasília 

Local tem recebido doações enviadas ao Rio Grande do Sul

Publicado em 23/5/2024 - 11:15 Atualizado em 27/5/2024 - 16:22

Brasília (DF) – O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) visitou nesta quarta (22), a Base Aérea de Brasília. O local tem sido ponto de recebimento e separação de donativos que estão sendo enviados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A convite da Aeronáutica, Mourão foi acompanhado por outros membros da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul que acompanha ações para amenizar a crise que afeta todo o estado.

Todos Unidos Pelo Sul

Primeiro, Mourão e os demais componentes do colegiado, assistiram a uma apresentação da Aeronáutica da campanha Todos Unidos Pelo Sul, que vai desde o controle do espaço aéreo local, com a criação de uma nova malha de voos devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, passando pelo resgate de famílias que ficaram ilhadas. “Temos que lembrar que estamos todos juntos e vamos superar isso”.

Depois, o senador foi até o hangar da Força Aérea Brasileira, onde são registradas todas as doações que serão levadas para o socorro ao povo gaúcho. No total, são mais de 9 mil toneladas de alimentos, água, roupas, calçados, cobertores e ração animal que serão transportados.

Visita ao estado

Já nesta quinta (23), a comissão vai até o estado, cidade bastante atingida pelas inundações, visitar centros de acolhimento nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre. “Teremos oportunidade de ir nas regiões que foram duramente atingidas, como Vale do Taquari, Vale do Caí e Região do Rio das Antas. Uma primeira diligência pra gente juntar com o que a gente vai fazer na segunda-feira (27) no debate temático que vai haver e com isso, alinharmos aquilo que consideramos importante como solução ou sugestão de solução para que isso não volte mais a acontecer”, disse Mourão.

Próximos passos da comissão

Relator da comissão, Hamilton Mourão também falou sobre as prioridades que serão dadas. “Já apresentamos projetos relacionados à questão da segurança pública, endurecendo as penas pra essas pessoas que estão realizando saques, roubos e furtos. Também projetos relacionados à questão de impostos para as pequenas e micro empresas que trabalham na área de internet e fornecem o serviço, entre outros”, disse.

Como relator da comissão, Mourão também será responsável pelo relatório final com todas as medidas que deverão ser tomadas para recuperação do Rio Grande do Sul.

PLs da Câmara

Também nesta quarta (22), a Câmara dos Deputados aprovou, em turno único, o Projeto de Lei 1564/2024, com medidas emergenciais que socorrem os setores de turismo e cultura do Rio Grande do Sul, fortemente atingidos pelos desastres da enchentes.

Também foi aprovado, um substitutivo ao Projeto de Lei 4731/2023, que concede isenção do Imposto Sobre Produto Industrializados (IPI) em alguns imóveis e eletrodomésticos da linha branca comprados por residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos. O texto segue para análise no Senado.

Ambas as medidas, contaram com apoio da bancada do Republicanos na casa.

Saiba mais:

Hamilton Mourão é relator de comissão que vai acompanhar crise no RS

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações da Agência Senado/
Fotos: Marcos Oliveira/Agência Senado

Reportar Erro
Send this to a friend