Marketing de Guerrilha: como utilizar?

Mecanismo aposta na originalidade e na interação direta com o público para gerar impacto

Publicado em 9/4/2024 - 10:43

Antes de falar sobre como utilizar o Marketing de Guerrilha, vamos te situar quanto ao conceito desse tipo de estratégia.

Criado no final dos anos 70, o Marketing de Guerrilha tem esse nome, pois suas técnicas foram criadas pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson, inspirado pela Guerra do Vietnã e nas táticas de guerrilha utilizadas em conflitos armados, onde grupos menores utilizavam estratégias de surpresa e criatividade contra adversários maiores.

Mas calma! O termo nada tem a ver em promover guerra. Não mesmo! Passado o susto, veja agora como isso se dá no contexto do marketing. 

Isso se traduz em ações que são surpreendentes, inusitadas e que criam uma conexão forte e memorável com o público. Trata-se de uma publicidade criativa e pouco convencional, sendo por muitas vezes até mais agressivo que outras formas conhecidas de divulgação. Esta abordagem contrasta com os métodos tradicionais de marketing por sua capacidade de usar elementos de surpresa, criatividade e o ambiente cotidiano para criar uma conexão emocional forte com o consumidor. Diferente das grandes campanhas publicitárias, que dependem de grandes orçamentos para mídia paga, o Marketing de Guerrilha aposta na originalidade e na interação direta com o público para gerar impacto.

O objetivo do Marketing de Guerrilha é fazer com que as pessoas falem sobre a marca ou produto, gerando buzz e viralização por meio de estratégias que muitas vezes incluem ações de rua, intervenções urbanas, campanhas digitais inovadoras, flash mobs, entre outros. Essas ações buscam surpreender o público e criar uma experiência memorável, o que, por sua vez, leva a um aumento da visibilidade e reconhecimento da marca com um custo relativamente baixo.

Uma vez que as técnicas desse tipo de marketing visam despertar emoções e impactar, as ações devem ponderar o reflexo negativo, a depender de como o usuário final recebe a mensagem. Para ilustrar melhor uma aplicação com esse tipo de efeito, temos a ação realizada pela marca P&G, que em 2010 espalhou pela cidade do Rio de Janeiro várias caixas de maneira sem disponibilizar nenhuma informação ou nada que fizesse associação com a marca. Só trabalhando a mensagem com o teaser de suspense nos meios offline e acompanhando a hashtag que foi levantada nas redes sociais. Isso acabou gerando um medo muito grande na população e a polícia teve que ser envolvida, pois foi levantada a suspeita de que as caixas pudessem conter explosivos.

Então o primeiro passo para construir uma boa estratégia utilizando as técnicas do Marketing de Guerrilha é imaginar uma experiência que seja memorável para o seu eleitor. Você formata uma ação, com o uso de muita criatividade, que use os canais tradicionais de forma inusitada, para chamar a atenção, de forma que isso crie uma experiência real na vida dele.

Uma referência em utilizar esse tipo de estratégia é a Netflix. Ela reúne muitos cases de sucesso. Um deles aconteceu há alguns anos, quando eles realizaram uma ação em diversos outdoors com um layout em branco, apenas com a frase: “A Netflix é uma piada”. As pessoas começaram a se perguntar: “Será que virá um novo concorrente?”, “Quem será que está atacando a Netflix?”. A ação criou uma grande repercussão no X (antigo Twitter) e as pessoas realizaram milhares de “tweets” falando sobre o misterioso outdoor. Quando o assunto chegou no nível viral, a Netflix veio a público e informou que a ação tinha sido realizada pela própria empresa para anunciar a parceria firmada com vários comediantes e que os stand up deles estariam disponíveis na plataforma para serem assistidos.

5 dicas para um Marketing de Guerrilha eficiente

  1. Conheça profundamente o seu público-alvo: saber quem são seus consumidores, o que eles valorizam, e onde e como eles interagem com a marca é fundamental para criar ações altamente relevantes e personalizadas, que ressoam diretamente com o público.
  2. Seja criativo e inovador: o elemento surpresa é chave no Marketing de Guerrilha. A estratégia depende de ideias inovadoras que quebrem padrões e saiam do comum. A criatividade deve ser aplicada não apenas no conceito da campanha, mas também na execução e na forma como a mensagem é entregue ao público. Pense fora da caixa e crie ações que destaquem sua marca de maneiras únicas e memoráveis.
  3. Faça bom uso das mídias sociais: as mídias sociais são ferramentas poderosas para amplificar o alcance de suas ações de Marketing de Guerrilha. Criar conteúdo que incentive o compartilhamento e a participação do público pode transformar uma campanha local em um fenômeno global.
  4. Mensure os resultados: estabelecer objetivos claros e mensuráveis desde o início é essencial. Isso pode variar desde o aumento do reconhecimento da marca aumento no tráfego do site, crescimento de seguidores nas redes sociais, até o engajamento direto com a campanha. Use ferramentas de análise para monitorar o sucesso e ajustar estratégias conforme necessário.
  5. Alinhe as ações aos valores da marca: todas as iniciativas de Marketing de Guerrilha devem estar em consonância com os valores e a identidade da marca. Isso garante que as campanhas reforcem a mensagem que a marca deseja transmitir ao seu público.

 

Ao seguir essas dicas, empresas e marcas podem maximizar o impacto de suas campanhas de Marketing de Guerrilha, criando experiências memoráveis que fomentam a lealdade e o engajamento do público de maneira custo-efetiva.

Então seja inusitado, ouse e utilize da sua criatividade para fazer algo diferenciado na pré-campanha!

 

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

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