Identificando influenciadores

Encontrar influenciadores certos para falar da pré-candidatura a públicos distintos pode trazer grandes benefícios durante o processo eleitoral

Publicado em 26/3/2024 - 13:45 Atualizado em 2/4/2024 - 10:48

Que as pessoas confiam mais em recomendações de outros indivíduos nas redes sociais, do que em campanhas de marketing digital convencionais, já é algo batido, que todo mundo está cansado de escutar. E é por isso que encontrar os influenciadores certos para falar do seu pré-candidato a públicos distintos pode trazer grandes benefícios durante o processo eleitoral. Porém, identificar esse influenciador digital para cada tipo de estratégia pode ser um desafio, ainda mais quando a temática em questão se trata de política.

Atualmente, existem diversas ferramentas que oferecem o serviço de encontrar os influenciadores, como o Influency-me. Mas em campanhas eleitorais, a nossa dica, é que você selecione manualmente com quem deseja trabalhar. Ainda mais que influenciadores de grande relevância, realizam postagens, mas com parcerias pagas, o que ainda não é permitido na legislação eleitoral.

E como iniciar um trabalho de forma “gratuita”? Comece listando os blogs da sua região, veículos de comunicação menores, líderes de bairro e referências em temáticas específicas. Exemplo: sua bandeira é meio ambiente, então busque perfis de ambientalistas, ou influenciadores, que te ajude a disseminar as defesas do candidato em prol do meio ambiente.

O cuidado, por se tratar de política, deve ser minucioso. Ao se aproximar de um influenciador, além de analisar quantos seguidores ele alcança, a relevância, quais temas ele costuma abordar e se o conteúdo dele está ecoando no público que o segue, fique atento a um quesito essencial: o relacionamento. Observe como ele normalmente se relaciona com outros perfis, porque muitas vezes ao invés de agregar, esse influenciador pode “minar” a sua estratégia.

Um influenciador que não conheça seu pretenso candidato e seus ideais não vai tomar tempo e nem esforço, além do risco de ficar receoso em formar uma parceria com alguém, que mal conhece. Por outro lado, influenciadores locais, também conhecidos como micro influenciadores, seja um fã do trabalho da sua liderança, ou um seguidor da rede social, com um elevado número de seguidores, já conhece as qualidades, e com certeza ficará animado em participar desta parceira.

Aqui na Arco – Agência Republicana de Comunicação, por exemplo, temos um leque de influenciadores, mas todos, adeptos, militantes e lideranças do partido. São os movimentos setoriais (Mulheres Republicanas, Jovens Republicanos, Idosos Republicanos e Trabalhadores Republicanos), os secretários estaduais e municipais, os assessores de comunicação do partido, os próprios parlamentares e muitos simpatizantes do Republicanos. Utilizamos também grupos no WhatsApp para reforçar o compartilhamento, a postagem de materiais importantes. É a corrente do engajamento! Também tentamos aproximação com usuários que interagem com frequência, trazendo eles como personagens em postagens, o que aumenta a rede de disseminação do conteúdo.

Então a dica é: não existe parceria sem relacionamento! Quando tiver os contatos dos micro influenciadores, construa um relacionamento e tenha sucesso na sua campanha!

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotomontagem: Arquivo Republicanos

 

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