Como usar o algoritmo ao seu favor

Use o algoritmo ao seu favor. Crie uma “intimidade” com os seu seguidores, mantenha o diálogo pelos comentários e crie uma amizade com os usuários

Publicado em 15/4/2024 - 15:40

Você deve ter conhecido o que é algoritmo nas suas aulas de matemática. Geralmente, todo o cálculo para chegar a um resultado é desenvolvido a partir de uma regra.

Nas redes sociais a dinâmica é parecida. As plataformas utilizam cálculos, com base em critérios dos próprios desenvolvedores, para resultar na composição de quais conteúdos estarão visíveis para os usuários. Esse “edrank” serve justamente para reunir as informações, filtrar tudo o que é publicado e determinar apenas o que é “relevante”, na entrega final para os internautas, tendo em consideração o comportamento de cada indivíduo dentro da plataforma.

Você já deve ter observado que, por exemplo, quando segue um novo perfil, o Instagram/ Facebook passam as semanas seguintes trazendo vários conteúdos deste “novo amigo/ nova empresa”. Caso você não tenha nenhum engajamento com os conteúdos postados, a plataforma entende que aquilo não é interessante e deixa de exibir conteúdos destes perfis.

Então para que você consiga fazer com que o algoritmo trabalhe a seu favor, fique atento de como funciona essa “engrenagem”:

Sabendo desta matemática, crie conteúdos que incentivem as pessoas a passarem tempo, tanto no seu post, quanto no seu perfil e que aumente o fluxo de mensagens via DM e que sejam atrativos para serem compartilhados.

Já no Facebook, esse algoritmo muda a cada ano. Confira como será a prioridade na entrega, neste ano de 2024:

Embora sejam canais distintos, três pontos são similares nas duas plataformas: diálogo, temporalidade e relacionamento.

Ao falar de diálogo, estamos falando em interações, ou seja, ações executadas pelo seu seguidor, em resposta ao seu conteúdo (curtidas, comentários, compartilhamentos…).

Já a temporalidade, define a relevância do conteúdo postado. As primeiras horas após a postagem, em conjunto com as interações, são muito importantes, e a novidade pra 2024 é a oportunidade desse conteúdo aparecer em outros dias e horários para novos seguidores. Ou seja, os posts com mais engajamento nas primeiras horas, conseguem se manter visíveis nos feeds de novos usuários por mais tempo.

Por fim, o relacionamento entre o seu perfil e o dos seus seguidores define a entrega do conteúdo postado. Crie uma “intimidade” com os seu seguidores. Mantenha o diálogo pelos comentários, crie uma amizade com os usuários.

Trabalhe esses pontos e uma tenha boa pré-campanha!

 

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

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