Mecias relatou os prejuízos enfrentados pelos empresários devido à proibição da entrada de produtos brasileiros no país
Publicado em 19/6/2023 - 17:18
Brasília (DF) – Um grupo composto pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o deputado federal Albiquerque (Republicanos-RR), além dos deputados estaduais Marcos Jorge (Republicanos-RR) e Soldado Sampaio (Republicanos-RR), que também é presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram de audiência com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta segunda-feira (19), onde relataram o problema enfrentado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. O governo vizinho proibiu a entrada de gêneros alimentícios brasileiros permitindo apenas a entrada de trigo.
As mercadorias enviadas para a Venezuela passam por Roraima, na fronteira do município de Pacaraima. A determinação venezuelana está causando imensurável prejuízo a diversos empresários nacionais, devido ao apodrecimento de cargas perecíveis que não puderam atravessar a fronteira, segundo ofício entregue pelos senadores de Roraima. “
O ministro nos garantiu que está em conversa com o governo venezuelano e que a demanda será resolvida ainda essa semana”, disse Mecias de Jesus.
Os empresários anunciaram que toneladas de produtos perecíveis estão armazenadas em galpões na fronteira entre os dois países e que as cargas correm risco de serem perdidas em sua totalidade. Calcula-se que, em Boa Vista, capital roraimense, a perda total de produtos alcance ao equivalente a 200 carretas. “É um prejuízo inestimável, afetando sensivelmente à economia do nosso estado, já que a Venezuela responde por 80% de sua balança comercial”, finalizou o senador.
Texto e foto: Ascom senador Mecias de Jesus