Comissão aprova relatório de Mourão que prorroga o pagamento de financiamentos rurais

Medida visa ajudar pequenos produtores que estão endividados

Publicado em 26/10/2023 - 14:32 Atualizado em 30/10/2023 - 09:26

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura do Senado aprovou nesta quarta-feira (25), o relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) relacionado ao projeto que prorroga o pagamento de financiamentos de crédito rural. O objetivo é ajudar os pequenos produtores rurais a quitarem suas dívidas. A proposta estabelece a prorrogação dos financiamentos em trinta e seis meses.

Se aprovado, os produtores que comprovarem que perderam sua produção devido à desvalorização econômica do produto, receberão anistia total de suas dívidas contraídas em programas de financiamento rural. O projeto segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos, em decisão terminativa.

Emenda

Preocupado com essa situação dos pequenos produtores, o líder do Republicanos no Senado, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), apresentou uma emenda ao projeto para não haja incidência de valores exorbitantes de multas e juros nos empréstimos atrasados.

A emenda assegura que o montante que não for pago durante o período de 1º de agosto de 2022 até 31 de dezembro de 2023 poderá ser acrescentado nas demais parcelas sem acréscimo de juros ou multas. Mecias defende que, com a aprovação da proposta, os produtores rurais possam quitar seus débitos, gerando uma contribuição relevante para a retomada do crescimento econômico do Brasil.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto: Jefferson Rudy- Agência Senado 

Reportar Erro
Send this to a friend