Bancada republicana toma posse no Senado

Eleição da Mesa Diretora está marcada para a manhã desta quinta-feira (02)

Publicado em 1/2/2023 - 18:53

Brasília (DF) – Os senadores republicanos eleitos em outubro de 2022, Damares Alves (DF), Hamilton Mourão (RS) e Cleitinho Azevedo (MG) foram empossados, nesta quarta-feira (1º), por volta das 15h, no Plenário do Senado Federal. O time se junta ao senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) eleito em 2018. A bancada republicana agora será composta por quatro senadores.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, e pelos integrantes da Mesa Diretora ainda no exercício do mandato. Durante a solenidade, os parlamentares foram chamados pela ordem de criação de seus estados para firmarem o compromisso de guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

Após o juramento, a senadora Damares Alves afirmou que durante seu mandato defenderá pautas voltadas para à proteção da infância e que pretende enviar ainda nesta quinta-feira (2), um pedido para a criação de uma Comissão Permanente para dar mais atenção ao assunto.

“Está na hora da criança ser prioridade absoluta nessa Casa como a legislação impõe. Amanhã nós estamos entrando com um pedido de formação de Comissão Permanente, porque nós precisamos discutir esse tema. Nós vamos trabalhar muito aqui no Senado. Primeiro vamos pensar no Brasil e no nosso povo. Acredito que dessa forma iremos ter um Senado mais conservador”, afirmou.

Já o senador Hamilton Mourão pretende focar em pautas que favoreçam o desenvolvimento econômico do país. “É um trabalho desafiador representar o povo do Rio do Grande do Sul. Nós estamos aqui para trabalhar pautas conservadoras e importantes para o desenvolvimento econômico do nosso país. É o que gera emprego e renda para a população”, disse.

Eleição presidente

A eleição para a presidência do Senado começou por volta das 16h desta quarta-feira (1). Os senadores Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho, disputaram a presidência da Casa. Os dois candidatos ao cargo tiveram 15 minutos para fazer um pronunciamento. A votação foi secreta por meio de cédula única e contou com a participação dos 81 senadores.

O resultado foi divulgado por volta das 18h20, Pacheco foi reeleito com 49 votos contra 32 de Marinho e ficará no comando da Casa por mais dois anos.

Eleição da Mesa

Pacheco convocou a terceira e última reunião preparatória para esta quinta-feira (2), às 10h. Durante o encontro, serão definidos por meio de eleição os outros dez membros da Mesa sendo eles: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, que irão exercer as funções por dois anos.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO 
Foto: Pedro França – Agência Senado 

Reportar Erro
Send this to a friend