Rosangela Gomes assume cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Deputada foi eleita com 418 votos e comandará a 4ª Secretaria

Publicado em 03/02/2021 - 13:09

Brasília (DF) – Com a confirmação do nome da deputada federal Rosangela Gomes (RJ) eleita, nesta terça-feira (3), com 418 votos, o Republicanos terá representante na nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. No cargo de 4ª secretária, com mandato de dois anos, ela assume a responsabilidade de supervisionar o sistema habitacional da Câmara.

A republicana atuará ao lado do deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL), eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022, na segunda-feira (1º).

Em seu segundo mandato como deputada federal, a parlamentar entra para uma lista seleta e significativa sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo de chefia na Casa de Leis.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de poder representar a população do nosso país na Mesa Diretora da Câmara. Sou imensamente grata ao Republicanos que acreditou em nosso trabalho e luta, não só hoje para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, mas muito mais do que isso. Por meio da bancada feminina, com o apoio do Republicanos e outras agremiações, vamos fazer um trabalho diferenciado com o comprometimento de ajudar o presidente Arthur Lira e demais membros a tirarmos o pais desta situação difícil e voltarmos a impulsionar a economia e dar uma melhor assistência e estabilidade jurídica à nação. Recebo a missão com muita alegria e muita humildade. Agradeço ao presidente Marcos Pereira, que é uma pessoa que acredita demais em nosso trabalho, aos líderes Jhonatan de Jesus e Hugo Motta, e a todos os deputados e deputadas aguerridos da bancada do Republicanos. Agora, um novo ciclo se inicia e farei o meu melhor para corresponder toda a credibilidade da nossa agremiação”, destacou Rosangela.

Para o vice-presidente nacional do Republicanos, deputado federal Márcio Marinho (BA), o partido faz justiça ao indicar Rosangela Gomes para compor a Mesa Diretora da Câmara.

“Coube ao partido, proporcionalmente, a indicação da 4ª Secretaria. Nossa sigla faz justiça ao indicar uma mulher, a deputada Rosangela Gomes, uma mulher de uma história que a gente conhece, pois foi criada praticamente na rua sem pai e sem mãe, e com muito esmero chegou à Câmara dos Deputados. Além disso, ela é muito preparada e está sempre antenada com as questões das mulheres e dos direitos humanos. Portanto, tenho certeza que esse assento na Mesa da Câmara dos Deputados vai nos permitir discutir cada vez mais os assuntos na Mesa e ela representará muito bem nosso partido”, disse Marinho.

Mesa Diretora e a 4º Secretaria

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se de Presidência – presidente e dois vice-presidentes – e de Secretaria, composta por quatro secretários e quatro suplentes. Os membros efetivos da Mesa não podem fazer parte de Liderança nem de Comissão Permanente, especial ou de Inquérito (art. 14 do Regimento Interno). Saiba mais AQUI.

São atribuições da 4ª Secretaria: supervisionar o sistema habitacional da Câmara dos Deputados; distribuir as unidades residenciais aos deputados; propor à Mesa a compra, venda, construção e locação de imóveis; e encaminhar à diretoria-geral concessão de auxílio-moradia aos deputados que não residam em imóveis funcionais.

Saiba mais

Rosangela Gomes é bacharel em Direito, pós-graduada em Políticas Públicas e Direito Público pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Está no segundo mandato de deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro e já assumiu cargos relevantes como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, foi titular da Secretaria da Mulher e membra da Comissão Mista do Orçamento (COMO). A deputada também integrou a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Defensora assídua dos direitos das mulheres, Rosangela Gomes é secretária nacional do Mulheres Republicanas. É defensora dos direitos da criança e do adolescente, tendo sido a relatora da CPI Violência contra Jovens Negros e Pobres na Câmara dos Deputados. Por três vezes, a deputada foi indicada ao Prêmio Congresso em Foco, uma das principais premiações da política brasileira. Rosangela é autora do projeto de lei que combate a discriminação da mulher na política.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO e Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos

 

Leia mais

Votar o orçamento e reformas deve ser o foco do Congresso, defende Marcos Pereira

Mensagem do novo líder do Republicanos na Câmara: Seguiremos com o trabalho e protagonismo da Liderança no Parlamento

Reportar Erro
Send this to a friend