Projeto propõe aumento do prazo de suspensão da carteira para motoristas alcoolizados

Iniciativa do deputado Julio Cesar Ribeiro visa estender o período de 12 para 36 meses

Publicado em 17/4/2024 - 14:59

Brasília (DF) –  O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) protocolou o Projeto de Lei 1244/24, que propõe o aumento do prazo de suspensão do direito de dirigir de 12 para 36 meses. A proposta visa modificar a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), especificamente para ampliar o tempo de suspensão para condutores alcoolizados.

O aumento no período tem como objetivo estabelecer uma punição mais severa e proporcional à gravidade da infração. Além disso, contribui para conscientizar os condutores sobre os perigos dessa prática, incentivando mudanças de comportamento e práticas mais responsáveis. ‍”Esta iniciativa visa desencorajar essa prática perigosa no trânsito, reduzindo acidentes e preservando vidas”, destacou o parlamentar.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos dois primeiros meses de 2023, foram registrados 539 acidentes causados por motoristas embriagados em todo o país. Esses números alarmantes destacam a urgência de medidas mais eficazes para prevenir acidentes.

Texto: Ascom deputado Julio Cesar Ribeiro
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend