Márcio Marinho participa da 147ª Assembleia da União Interparlamentar em Angola

Evento promoveu o debate sobre o papel dos parlamentos na promoção de uma cultura anticorrupção

Publicado em 1/11/2023 - 15:29

Angola (AO) – O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) fez parte da comitiva da Câmara dos Deputados que participou da 147ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP) em Angola. Foi a primeira vez em que um país da África sediou a Assembleia.

O evento, realizado entre os dias 22 a 27 de outubro, promoveu o debate de assuntos importantes como: o projeto de resolução de tráfico de órfãos; o papel dos parlamentos na promoção de uma cultura de transparência, anticorrupção e engajamento do cidadão para restabelecer a confiança nas instituições nacionais e internacionais e fortalecer a paz; combate ao terrorismo; resposta global ao chamado do Shael; desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas e segurança alimentar.

Convidado a discursar durante o evento, Marinho falou sobre a importância das comunidades quilombolas, remanescentes de povos escravizados que estão presentes em todo território brasileiro. “Apesar das ações do governo, os moradores dos quilombos enfrentam grandes desafios, entre eles a regularização e titulação dessas terras. Para mudarmos essa realidade é necessário que tais minorias sejam levadas em conta nos processos de decisão em todas as esferas”, ressaltou.

Um ponto alto da Assembleia foi a eleição do novo presidente da UIP, que pela primeira vez elegeu uma mulher africana, Tulia Ackson, da Tanzânia, que ocupará o cargo por três anos.

“Ver uma mulher ocupando espaços de poder em que antes predominava o machismo estrutural é um avanço necessário e que precisa ser contínuo. Além dos debates sobre terrorismo e alterações climáticas, considero a eleição dela como o fechamento necessário que abrilhantou o momento”, concluiu Marinho.

Texto: Ascom deputado Márcio Marinho
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend