Colegiado tem o objetivo de defender e fomentar as atividades do profissional optometrista, responsável por examinar e avaliar a visão
Publicado em 11/9/2019 - 00:00
Atualizado em 29/6/2020 - 09:34
Brasília (DF) – Sob o comando do deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR), foi instalada a Frente Parlamentar da Optometria, nesta terça-feira (10), na Câmara dos Deputados. O colegiado conta com o apoio de 212 parlamentares e tem o objetivo de defender e fomentar as atividades do profissional optometrista, responsável por examinar e avaliar a visão, além de atuar na prevenção de doenças por meio de exames de vista.
“Eu me sinto honrado em presidir esta frente parlamentar. Meus dois filhos já foram acompanhados por optometristas e vi de perto o excelente trabalho desempenhado por estes profissionais. Precisamos trabalhar para que a profissão seja reconhecida e valorizada”, destacou Aroldo Martins na cerimônia.
Ricardo Bretas, presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), relembrou a importância social da profissão. “Quem faz este tipo de trabalho, de fato, aderiu a uma causa social importante. O optometrista contribui para que o povo não espere tanto nas filas dos hospitais brasileiros. Por isso, negligenciar este trabalho significa não reconhecer o que todo o resto do mundo já reconhece”, destacou.
Vice-presidente do CBOO, Forlan Luiz Araujo, destacou uma das ações que participou, em Canoinhas, município de Santa Catarina. “A Universidade do Contestado fez um acordo de cooperação com o entorno e desenvolveu um grande projeto de atendimento à população. Resultado: foi zerada a fila do exame de vista. Por isso, iniciativas como esta, da Frente, são importantes. Agora podemos almejar repetir o feito em todo o Brasil”, disse.
Apoio
O deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP) elogiou o esforço dos optometristas para promover a instalação da Frente Parlamentar. “Só tenho a agradecer por participar dessa iniciativa. Essa é uma das frentes na qual eu mais vi o interesse dos profissionais da área em se envolver e progredir. Por que não apoiar uma causa como esta, então? ”, indagou.
Márcio Marinho, deputado federal pelo Republicanos Bahia, concordou e ressaltou o apoio da bancada à causa. “Tenho certeza que a instalação dessa frente proporcionará mais debates, onde profissionais trarão seus pontos de vista e novas ideias serão discutidas. A partir daí nascerão leis com o objetivo de reconhecer a profissão. Contem comigo e com todo o partido, que está a favor dos optometristas brasileiros”, disse.
O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) também mostrou ser positivo à frente. “Uma das coisas mais importantes no nosso corpo é a visão. Quero dizer que com certeza estarei engajado nessa luta. Queremos colocar o nosso mandato à disposição desta frente, para que a profissão seja valorizada e mais pessoas recebam atendimento adequado”, finalizou.
Texto: Thifany Batista, com revisão de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Fotos: Douglas Gomes