Dia do Futebol Americano poderá ser criado no Brasil

De iniciativa do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos), Dia Nacional do Futebol Americano será celebrado em 25 de outubro

Publicado em 16/10/2019 - 00:00

Brasília (DF) – O calendário brasileiro de datas comemorativas pode ganhar o Dia Nacional do Futebol Americano. É o que prevê o Projeto de Lei nº 5071/2019, de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Caso a proposta seja aprovada, a data será celebrada, anualmente, em 25 de outubro.

Na avaliação do republicano, a celebração do Dia Nacional do Futebol Americano oferecerá oportunidade de promover o esporte. “A instituição oficial da data representa o compromisso do poder público em apoiar a modalidade e os seus atletas, uma vez que o futebol americano vem ganhando crescimento expressivo no Brasil e atraindo muitos seguidores”, declarou.

A necessidade da criação da data surgiu após uma demanda dos próprios atletas durante a realização de audiência pública proposta pelo deputado, no dia 26 de junho de 2019 na Comissão do Esporte da Casa, para debater a situação do futebol americano no Brasil.

O histórico de atuação do parlamentar em defesa da modalidade vem desde a época em que comandava a Secretaria de Esporte do DF. “Havia uma grande rejeição em relação ao futebol americano aqui na cidade. Inclusive, eu comprei a briga para a utilização dos estádios para a realização de jogos”, disse.

A proposta passará pelas Comissões de Cultura e Justiça e de Cidadania.

Texto: Ascom – deputado federal Julio Cesar Ribeiro
Foto: Regina Duvirgem

Reportar Erro