Séfora Mota luta por atendimento para deficientes em Porto Alegre

Republicana pede mais atenção para categoria

Publicado em 21/3/2014 - 00:00

Séfora Mota luta por atendimento para deficientes em Porto Alegre
Durante a visita, a vereadora se emocionou com a história de uma das mães da associação

 

Porto Alegre (RS) – A vereadora Séfora Mota (PRB-RS) esteve visitando a Associação de Mães Rita Yasmin, destinada a cuidar e oferecer auxílio a crianças com deficiência mental leve, na Zona Sul da Capital.

A fundadora e presidente da entidade, Antônia Batista Pinheiro relatou que sentiu a necessidade de fundar a associação quando sua neta nasceu com paralisia cerebral. “Foi em 2005 que um grupo de mães e avós percebeu que uma associação seria importante para que crianças e adolescentes com esses problemas pudessem ter uma vida mais digna”, afirmou.

Desde lá, muitas conquistas foram alcançadas pela associação, que hoje tem uma sede própria, na rua Dr. Carlos Niederauer Hofmeister, na Restinga. Mas muito ainda falta para que o trabalho volte a ser realizado. Os recursos (R$ 103 mil) para a contratação de profissionais e a execução do projeto de atendimento já estão liberados pelo Orçamento Participativo. Mesmo assim, a Fasc não determinou o prazo para a liberação do dinheiro.

“O apoio da vereadora, como presidenta da Frente em Defesa das Pessoas com Deficiência, é muito importante para sensibilizar o governo, termos a verba e conseguirmos atender o maior número de crianças”, comentou Antônia.

A vereadora ficou impressionada com a estrutura do prédio, entregue em dezembro do ano passado e firmou um compromisso de ajudar a instituição no que for possível. “Eu vou fazer de tudo para ver isso aqui funcionando e as crianças sendo atendidas. Já pedi para minha assessoria marcar uma reunião com o presidente da Fasc e vamos lutar para que o dinheiro seja logo disponibilizado”, disse Séfora. A vereadora ainda ressaltou a importância de ong’s como a Rita Yasmin. “Sabemos que infelizmente o poder público não tem condições de atender com qualidade os deficientes. E são entidades do terceiro setor que podem, através da especialização, oferecer esse serviço de qualidade”, comentou.

Durante a visita, a vereadora se emocionou com a história de uma das mães da associação. Mara Couva tem um filho de 25 anos com paralisia cerebral e falou um pouco da angústia dos pais com a situação. “A senhora não imagina a dor de um pai ao receber a notícia de que o filho tem paralisia”, disse. E um dos objetivos da associação é poder se estruturar e oferecer, além do atendimento para as crianças, um serviço psicológico para os pais. “É fundamental esse acompanhamento. Os pais precisam de apoio para que os deficientes tenham evolução e possam de alguma forma ter uma vida normal”, comentou Séfora.

Restinga Velha

A vereadora, também na manhã desta terça-feira, esteve reunida com o apoiador e líder comunitário Osmar Oliveira da Silva, morador da Restinga Velha. Ela visitou a casa de Osmar e a família dele. Na conversa, problemas enfrentados pelos moradores do bairro e possíveis ações para chamar a atenção da prefeitura para os locais mais necessitados. “Vamos já encaminhar algumas demandas repassadas pelo Osmar e pedir um maior cuidado da Secretaria da Saúde e do Dep em função da falta de saneamento na região”, disse Séfora.

Texto: Tiago Dimer / Ascom – vereadora Séfora Mota
Foto: Camila Cardoso

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend