Projeto garante que pessoa com deficiência registre sua condição na carteira de identidade

Projeto garante que pessoa com deficiência registre sua condição no RG

De autoria do deputado estadual Erick Musso, proposta tem como objetivo facilitar o processo de identificação da pessoa com deficiência no Espírito Santo

Publicado em 27/7/2018 - 00:00

Projeto garante que pessoa com deficiência registre sua condição no RG
De autoria do deputado estadual Erick Musso, proposta tem como objetivo facilitar o processo de identificação da pessoa com deficiência no Espírito Santo

Vitória (ES) – Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo deputado estadual Erick Musso (PRB-ES), que permite às pessoas com deficiência o registro de sua condição na carteira de identidade (RG).

A proposta, que é assinada também pelos deputados Enivaldo dos Anjos e Raquel Lessa tem o objetivo de facilitar o processo de identificação da pessoa com deficiência no estado, mediante comprovação.

“O registro na carteira de identidade servirá como prova da condição de pessoa com deficiência perante entidades públicas e privadas, de modo a evitar a imposição de exigências extras e arbitrárias que dificultem à pessoa com deficiência o exercício de seus direitos”, defende o texto assinado por Erick Musso e demais parlamentares.

Pela proposta, poderá ser incluída no RG a identificação “pessoa com deficiência”, acompanhada da condição da deficiência, seja ela física, visual, sensorial, intelectual, mental, se o solicitante quiser.

No texto, os autores argumentam que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146/2015) considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Os proponentes asseguram que o projeto segue à risca a legislação federal – Leis 7.116/83 e 9.049/95, além do Decreto 9.278/2018. As regras mencionadas tratam da possibilidade de inserção na identidade, a pedido do titular, informações sucintas sobre o tipo sanguíneo, se é doador de órgãos e condições de saúde, por exemplo.

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Saúde, Segurança e Finanças, antes de ser votada em plenário.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend