Projeto proíbe taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

Projeto proíbe taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

“O que se entende é que a cobrança dessa taxa se equivale a prática de venda casada”, explica o deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos-PI)

Teresina (PI) – Projeto de lei do deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos-PI) proíbe a taxa de conveniência cobrada por empresas na venda pela internet ingressos para shows, eventos esportivos, teatro e outros.

A taxa de conveniência é definida como o valor adicional pago pelo consumidor quando se utiliza do serviço de comercialização de ingressos pela internet, não incluindo o serviço de entrega do ingresso, caso seja necessário. A proposta se baseia na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que em 12 de março deste ano, por unanimidade, declarou ser ilegal a cobrança de tais taxas.

“Na compra de um ingresso em qualquer plataforma online para um cinema ou teatro, além do valor ingresso é cobrada uma taxa chamada de conveniência, o qual não tem valor limitado, variando de acordo com o administrador do site. O que se entende é que a cobrança dessa taxa se equivale a prática de venda casada, violando o direito do consumidor. A medida obriga o consumidor a pagar pelo espetáculo e, ao mesmo tempo, por um outro serviço, a emissão do bilhete”, explica Gessivaldo, no projeto.

A decisão do STJ determina que as despesas pela emissão dos bilhetes devem recair sobre os produtores do espetáculo e não sobre o consumidor.

Se aprovada e sancionada, a lei punirá os estabelecimentos infratores com multa no valor de R$ 1 mil, cobrada em dobro no caso de reincidência até o limite de R$ 10 mil.  

Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.