Amapá: aprovado parcelamento do IPVA em oito vezes

Autor da proposta, deputado Oliveira acredita que medida trará tranquilidade ao orçamento das famílias

Publicado em 28/12/2015 - 00:00

pastor-oliveira-prb- parcelamento-ipva-foto-jaciguara-cruz-alap
Autor da proposta, deputado Oliveira acredita que medida trará tranquilidade ao orçamento das famílias

Macapá (AP) – A Assembleia Legislativa do Amapá aprovou Projeto de Lei Nº 28/2015 que institui o parcelamento em oito vezes para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Orçamento e Finanças (COF).

Autor da proposta, o deputado Oliveira (PRB-AP) afirma que a medida trará alívio ao orçamento das famílias amapaenses. “O imposto é uma importante fonte de receita do estado e representa, por outro lado, um significativo impacto no orçamento familiar de milhares de cidadãos amapaenses”.

A cada ano, a frota de veículos no Estado do Amapá, apresenta um crescimento expressivo, com uma frota atual de 155 mil veículos aproximadamente, gerando um acréscimo no valor arrecadado com o IPVA, a SEFAZ/AP, estima-se arrecadar 56 milhões de reais com IPVA em 2015. Contudo, esse aumento de arrecadação não é maior devido ao crescente número de inadimplentes. Um levantamento apontou um percentual de débitos pendentes de 2012 de uma faixa de R$ 17 mi. Somando com as inadimplências dos últimos cinco anos, o valor passa dos R$ 30 mi.

De acordo com o deputado, não bastasse a inconstância na economia do Amapá, a possibilidade restrita para o pagamento do imposto é uma das principais causas para o aumento da inadimplência. Em 2007, apenas 4,9% encontravam-se em débito. “Já em 2008, 2009 e 2010, o percentual foi de 6%, 8% e 12%, respectivamente. No ano de 2011, o número foi de 19% a 20%”, complementa o parlamentar, frisando que uma das alternativas para diminuir o atraso no pagamento do IPVA é o prolongamento do número de parcelas para quitação do mesmo, tal medida poderia também aumentar o número de vendas de carro no estado fomentando a economia local.

“Consideramos que é função do legislador assegurar a manutenção e o aperfeiçoamento das fontes de receita do Estado, para que possa fazer frente às suas obrigações perante a população mesmo em tempos de crise, ao mesmo tempo em que formula propostas e elabora leis que contribuam para minorar os eventuais impactos da carga tributária sobre orçamentos das famílias, lembrando que esta proposta não trás nenhum ônus ao erário”, defende o deputado Pastor Oliveira, acrescentando que a aprovação da propositura, torna o parcelamento mais elástico do pagamento do IPVA, e isso certamente reduzirá a inadimplência, beneficiando a um só tempo o Estado com o aumento da arrecadação, o contribuinte, pois aliviará o orçamento familiar e o conjunto da população”, destacou o deputado republicano.

Fonte: Ascom – deputado estadual Oliveira
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Jaciguara Cruz – Alap

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend