Wanderlei Barbosa participa de seminário internacional de proteção ambiental

Evento reúne representantes mundiais e brasileiras para debater os recursos hídricos

Publicado em 12/9/2023 - 12:22 Atualizado em 18/9/2023 - 12:11

Rio Quente (GO) – O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), participou nesta segunda (11), da cerimônia de abertura do Seminário Internacional Águas para o Futuro, realizado em Rio Quente (GO). O evento, vai até amanhã (13) e reúne representantes de 22 países das Américas e autoridades de vários estados brasileiros para debater a gestão dos recursos hídricos, com foco no desenvolvimento sustentável e na busca pela melhoria dos indicadores socioeconômicos e hidroambientais do planeta. A comitiva tocantinense representada foi recepcionada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Créditos de carbono

Protagonista nas políticas públicas em proteção e no desenvolvimento do Meio Ambiente, o Estado do Tocantins foi destaque durante o evento, ao apresentar o acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy trading S/A, uma das maiores empresas no segmento de energia de commodities do mundo, para um projeto de qualificação e certificação do Programa REEDD+ (Redução proveniente de Desmatamento e Degradação) no estado. Esta certificação torna o estado do Tocantins o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado voluntário. A parceria foi firmada em junho deste ano na cidade de Genebra, na Suíça.

Na última semana, o estado, que se tornou o primeiro do país a negociar créditos de carbono no mercado voluntário, recebeu a primeira parcela de R$ 7 milhões do total de R$ 20 milhões dos recursos que serão pagos pela parceria. CLIQUE AQUI.

Wanderlei Barbosa ressaltou a importância do investimento em políticas públicas de promoção do agronegócio sustentável. “No Tocantins, acreditamos que os nossos potenciais econômicos podem ser desenvolvidos de forma harmoniosa com o meio ambiente. No agronegócio, o nosso grande potencial produtivo, há inúmeros caminhos para que o crescimento seja sustentável, e nós estamos aprimorando a adoção de políticas públicas exemplares que nos levem nessa direção. Vamos transformar o Estado em um modelo de crescimento econômico com a conservação das suas riquezas naturais”, afirmou.

Saiba mais

O REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, considerando o papel da conservação e aumento de estoques de carbono florestal e seu manejo sustentável de florestas. O crédito decorrente do programa é aplicado a uma base territorial, na qual o poder público tem autonomia para estabelecer metas e atuar na redução do desmatamento e preservação ambiental.

Leia também:

Gestão de Wanderlei Barbosa é avaliada como a melhor do Brasil

Ranking coloca Tocantins entre os 5 melhores estados em qualidade fiscal e contábil

Governo do Tocantins vai receber recursos do Banco Mundial

Wanderlei Barbosa visita a sede do Google no Brasil

Texto: Com informações da Ascom Governo do Tocantins
Foto: Ascom Governo do Tocantins

Reportar Erro
Send this to a friend