Ranking coloca Tocantins entre os 5 melhores estados em qualidade fiscal e contábil

Classificação do Tesouro Nacional avalia a qualidade dos relatórios e demonstrativos recebidos pelo órgão

Publicado em 21/8/2023 - 11:14

Palmas (TO) – O Tesouro Nacional, divulgou na última semana, o Ranking de Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sinconfi). O estudo destaca a eficiência da gestão financeira das Unidades Federativas, como transparência e compromisso com os gastos públicos e a integridade de informações. E com 97,5% de acertos nas correções, o estado do Tocantins, ficou na 5º posição ganhando nota A na avaliação, além de um selo de verificação.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO) destacou a importância dessa nova conquista para o estado. Recentemente, a administração estadual foi avaliada como a melhor do país. “Essa conquista é o resultado de um esforço coletivo de nossa equipe governamental e dos servidores públicos do estado do Tocantins, que têm se empenhado em construir um cenário de responsabilidade fiscal e transparência em nossas finanças. Esse feito demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando para garantir uma gestão pública eficiente e uma administração financeira sólida. Reafirmo o nosso compromisso em manter o Tocantins no rumo certo, com uma gestão pública responsável, eficiente e transparente”, disse o governador.

Junto com o Tocantins, completam o Top 5 do Ranking os estados do Goiás (99,5%), Rondônia (98,2%), Espírito Santo (97,8%) e Santa Catarina (97,6%).

Outras administrações do Republicanos também foram bem avaliadas. Na classificação entre as capitais brasileiras, o destaque fica para Vitória (ES), do prefeito Lorenzo Pazzollini (Republicanos-ES), a cidade ficou em segundo lugar com 99,9%. A capital capixaba também ficou em 5º lugar no ranking geral entre todos os municípios brasileiros. As outras três capitais administradas pelo Republicanos também aparecem no estudo. Goiânia (GO), do prefeito Rogério Cruz (Republicanos-GO), aparece na 10ª posição, com 92,3%; Teresina (PI), do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos-PI), é a 14ª colocada, com 90,3%. Completa a lista Natal (RN), em 20º lugar, com 79,1%. A capital do Rio Grande do Norte é administrada pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos-RN).

Saiba Mais

O Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma plataforma que tem se tornado cada vez mais importante para a gestão e transparência das finanças públicas no país. Por meio dele, os estados podem enviar suas informações contábeis e fiscais, fornecendo uma visão abrangente e atualizada de suas condições financeiras. Entretanto, a disponibilização de dados não é suficiente para uma gestão eficiente.

Nesse contexto, o Ranking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais no Siconfi ganha importância como uma ferramenta de avaliação da fidedignidade e da confiabilidade das informações prestadas pelos estados. Esse ranking classifica os entes federativos com base na qualidade das informações enviadas.

O Ranking Estadual compara o desempenho dos estados e do Distrito Federal. São sempre verificados um resumo do desempenho de cada um dos estados com o percentual de acertos em cada uma das dimensões, além do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).

Texto: Com informações da Ascom Governo do Tocantins
Foto: Carlos Gonzaga – Ascom FRB

Reportar Erro
Send this to a friend