Tarcísio de Freitas lança programa para alfabetizar 90% das crianças até 2026

Segundo dados da Secretaria de Educação, apenas 64% das crianças do 2º ano da rede pública sabem ler e escrever

Publicado em 20/2/2024 - 14:56 Atualizado em 23/2/2024 - 14:34

São Paulo (SP) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), lançou na última terça (20), do Alfabetiza Juntos SP, programa que pretende alfabetizar 90% das crianças da rede pública de ensino do Estado de SP até o fim de 2026, quando termina o mandato. Dados da Secretaria Estadual de Educação, apenas 64% dos estudantes do 2º ano sabem ler e escrever.

Ao custo de R$ 500 milhões, a ação receberá recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, e cria uma parceria com as prefeituras dos 645 municípios paulistas com foco na melhoria dos índices de alfabetização e é dividida em quatro pilares:

– material, com auxílio de apoio pedagógico; que será desenvolvido e disponibilizado de forma impressa e digital para alunos e professores dos 1º e 2º anos;
– formação continuada de 40 mil professores;
– avaliação e monitoramento;
– e premiação para escolas que conseguirem alcançar a meta, por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para 2º e 5º anos do ensino fundamental, somando um valor total de R$ 200 milhões em prêmios.

Durante a cerimônia, Tarcísio comemorou o lançamento do programa. “Temos que trabalhar a base, e o Estado tem uma responsabilidade importante. Nós vamos trabalhar juntos com os municípios, a responsabilidade é nossa também. Precisamos estimular e incentivar, e o programa Alfabetiza Juntos SP está calcado nisso. Quem se alfabetiza melhor é quem vai melhor lá na frente, é quem vai ter o melhor resultado na Prova Paulista, no Provão Paulista e no vestibular. E aí, de fato, nós precisamos cuidar da base e alfabetizar na idade certa”, afirmou.

Dados

Segundo números do Ministério da Educação e da Secretária estadual de Educação de SP, a rede pública de ensino possui 2.363.760 alunos divididos entre as redes estadual e municipal. Desse total, 40,62% dos alunos são alfabetizados na rede pública, 44,62% da rede estadual e 39,2% da rede municipal. Outros 639.636 são da rede particular de ensino, com 84,13% de alfabetização.

Além disso, uma pesquisa feita pelo governo de SP no ano passado, avaliou como baixo e preocupante o índice de alfabetização. Apenas 14% eram leitores fluentes, 42% eram leitores iniciantes, mas com dificuldades em palavras complexas, e 44% considerados pré-leitores, que são as crianças não alfabetizadas. Depois, uma nova avaliação foi feita, com o índice subindo para 19% nos com influência e 45% para os iniciantes.

Premiação

O governo também premiou nesta terça, 120 municípios que se destacaram no ano passado, como destaques no percentual de crianças leitoras e “crescimento” para as cidades que mais avançaram nos resultados em relação à primeira edição. As cidades foram separados em três etapas, pequeno, médio e grande porte, conforme o número de habitantes. Entre as premiadas, estavam Barretos, que atingiu 79% de alunos leitores iniciantes ou fluentes, e Embu das Artes.

Os municípios foram divididos em três etapas, pequeno, médio e grande porte, de acordo com o número de habitantes. Entre os municípios premiados estão Barretos, que atingiu 79% de alunos leitores iniciantes ou fluentes, e Embu das Artes, premiada na categoria crescimento, com avanço de 15% no número de leitores iniciantes e fluentes em relação ao primeiro semestre.

Texto: ARCO – Agência Republicana de Comunicação
Fotos: Flickr Governo Estado de SP

Reportar Erro
Send this to a friend