Preparativos para posse marcam a agenda do Republicanos em Janeiro de 2019

Janeiro concentrou notícias sobre os preparativos para a posse da nova bancada republicana na Câmara dos Deputados e outros temas de relevância nacional

Publicado em 02/01/2020 - 00:00

O mês de janeiro de 2019 registrou importantes acontecimentos do Republicanos na política nacional. Na lista de notícias estão os preparativos para a posse da nova bancada federal e a indicação do deputado federal Marcos Pereira (SP) para disputar a 1ª vice-presidência da Câmara dos Deputados. 

As primeiras atividades para criação da Frente Novo Pacto Federativo e a participação do deputado Márcio Marinho (BA) na Assembleia Parlamentar da Comunidade dos países de Língua Portuguesa, também foram destaques do primeiro mês de 2019.

Preparativos para a posse

Os 30 deputados federais eleitos realizaram uma reunião, no dia 29 de janeiro, na Liderança do partido na Câmara, para acertar os últimos detalhes da posse da 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados. A posse foi realizada no dia seguinte, 1º de fevereiro.

Além de participar de seminários de preparação técnica para o mandato, a nova bancada republicana definiu, por aclamação, o nome do presidente nacional do Republicanos, deputado federal eleito Marcos Pereira (SP), para a disputa pela 1ª Vice-Presidência da Câmara dos Deputados.

Os deputados exaltaram a liderança, a história e o currículo de Marcos Pereira, que o credenciam para a função. Eles também reforçaram a unidade, coerência e coesão da bancada republicana, postura que faz do Republicanos um dos partidos mais orgânicos da Câmara.

Nas Eleições 2018, o Republicanos elegeu 30 deputados federais, sendo 19 “novatos”. Pautas que incluem a reforma da Previdência, garantia da segurança e do desenvolvimento econômico serão algumas das prioridades dos novos parlamentares na Câmara.

Debate sobre o novo Pacto Federativo

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), defensor de uma nova reforma na distribuição de recursos para os municípios e estados, iniciou a coleta de assinaturas para criação da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo. 

A frente envolve deputados e senadores para que a Câmara e o Senado possam discutir e debater o tema. Silvio apresentou a proposta em fevereiro, quando inicia seu mandato de deputado federal. Além disso, o republicano pretende visitar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o tema, por entender que a pauta é fundamental para o desenvolvimento do País.

Márcio Marinho representa o Brasil

O deputado Federal Márcio Marinho participou, nos dias 10 a 11 de janeiro, da VIII Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), na cidade da Praia, em Cabo Verde, sob o lema “CPLP – Uma Comunidade de Pessoas”.

No discurso de abertura, o republicano, que representou a Câmara dos Deputados no evento, frisou os três principais eixos que o Brasil concentrou em sua gestão (2017-2018), foram eles; a Consolidação Institucional, Estratégia, língua e cultura. Ele destacou que foi uma honra para o Brasil assumir a presidência da Assembleia Parlamentar. 

“Através do nosso programa de atividades centrados em três eixos, conseguimos a aprovação da deliberação sobre processo de instalação do secretariado permanente da Assembleia Parlamentar em Luanda; do programa pessoa mobilidade ciência e desenvolvimento dirigido a estudantes de universidades instituições de ensinos superiores dos países membros da CPLP”, disse o deputado do Republicanos.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro