Governos de SP e TO enviam ajuda ao Rio Grande do Sul

Estado do sul brasileiro foi novamente atingido por fortes chuvas 

Publicado em 3/5/2024 - 10:18

São Paulo (SP) e Palmas (TO) – Os governadores de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), se colocaram a disposição para ajudar o estado do Rio Grande do Sul que foi atingido fortemente por chuvas que causaram muita destruição e mortes desde o dia 24 de abril.

São Paulo

Desde a última quarta (01), o governo paulista enviou para apoiar a população gaúcha atingida pelas enchentes, o helicóptero Águia 12, da Polícia Militar, para resgates aéreos de vítimas. A aeronave é equipada com  guincho elétrico, maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia em decorrência das inundações, além de outros acessórios para salvamento.

Composta por seis tripulantes, a equipe está na cidade de Lajeado (RS), localizada próximo ao Rio Taquari, que transbordou com o volume de chuva. Os socorristas estão avaliando a necessidade de que mais equipes possam reforçar o apoio com o envio de mais um Águia 12.

Além disso, uma equipe da Defesa Civil de SP também foi ao Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos. Um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas integra o grupo.

Tocantins

Já no norte brasileiro, Wanderlei Barbosa usou as redes sociais para prestar solidariedade ao povo gaúcho e colocar o estado à disposição de qualquer ajuda. “Em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, o Governo do Tocantins está disponibilizando o auxílio dos nossos bravos bombeiros para ajudar nas operações de resgate e assistência às vítimas do temporal que assola o estado gaúcho. Vamos superar essa adversidade juntos”, declarou o governador.

Saiba mais

Até às 12h desta sexta (03), o Governo do Rio Grande do Sul confirmou 37 mortes, 74 desaparecidos, 74 feridos, 23.598 pessoas desalojadas, 7.949 em abrigos, e um total de 351.639 pessoas atingidas de forma direta pelas chuvas em 235 cidades.

Desde a última semana, o estado vem sofrendo com as fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição e mortes, causando prejuízos econômicos e sociais para toda a população.

Caso você queria ajudar de forma financeira, o Governo do RS criou uma conta chamada SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro para as vítimas das enchentes. A chave Pix já está disponível e pode receber doações de pessoas físicas e de empresas.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro.

PIX SOS Rio Grande do Sul
Chave: CNPJ (92.958.800/0001-38)
Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul

Texto e arte: ARCO – Agência de Comunicação Republicana

Reportar Erro
Send this to a friend