Rosangela Gomes defende criação de plano nacional de enfrentamento e resgate socioeducacional para Jovens

No Maio Laranja, republicana reforça a importância de políticas públicas voltadas para a segurança e bem-estar dessa faixa etária

Publicado em 7/5/2024 - 17:40

Brasília (DF) – No contexto do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, a deputada federal licenciada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) reforça a importância de políticas públicas voltadas para a segurança e bem-estar dessa faixa etária.

A republicana é autora do Projeto de Lei 599/2020, que propõe a criação do Plano Nacional de Enfrentamento e Resgate sócio-educacional dos adolescentes com idade compreendida entre 12 e 15 anos.

A iniciativa foca em metas de aprendizagem que visam desenvolver atitudes, procedimentos e conceitos essenciais para a formação do jovem. Dentre elas, o desenvolvimento de atitudes que valorizem a família, a comunidade, a escolarização e a cooperação; procedimentos que incluam habilidades para a vida cotidiana e a utilização eficaz de serviços públicos; além de conceitos que abragem a compreensão de justiça, direitos civis, urbanização e diversidade cultural. Essas metas de aprendizagem são projetadas para fomentar a autonomia, a saúde e a participação cívica ativa dos jovens, preparando-os para contribuir de forma positiva para a sociedade.

O projeto está pronto para ser votado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“Reconhecemos a situação crítica em nosso país e a necessidade de garantir que nossas crianças cresçam em ambientes seguros. Como deputada federal e agora secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, continuo comprometida com a defesa dos direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Gomes.

A republicana completa: “Tenho orgulho de fazer parte de um grupo na Câmara e agora, aqui, na secretaria, que cuida das nossas crianças e jovens, principalmente dos mais vulneráveis”.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend