Segundo a vereadora, são mais de mil crianças na fila por diagnóstico; e sem laudo, não há direitos
Publicado em 23/4/2024 - 09:55
Cuiabá (MT) – Durante a sessão ordinária, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) fez um discurso impactante na Câmara de Cuiabá em referência ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, destacando a grave carência de políticas públicas para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na capital mato-grossense. Maysa, que é mãe de um filho com autismo, usou sua posição para enfatizar a discrepância entre as necessidades das crianças autistas e os serviços disponíveis.
Maysa destacou a falta de infraestrutura adequada para diagnóstico e tratamento: “A realidade do meu filho não é a realidade dos autistas que estão na fila do diagnóstico. Nós temos mais de 1000 crianças na fila por diagnóstico. Não há direitos sem laudo.”
Ela também abordou a insuficiência das terapias oferecidas, ressaltando que apenas o Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Planalto está tentando lidar com a demanda, mas ainda é insuficiente: “Não temos terapias sendo oferecidas nas unidades de reabilitação, porque só temos uma,” mencionou a vereadora. Maysa frisou que o CER Planalto atende apenas 100 pessoas autistas matriculadas nas escolas municipais, deixando muitos sem o apoio necessário: “Nós temos 1500 autistas só nas escolas municipais. Isso significa 1400 crianças sem a oportunidade que o meu filho tem de se desenvolver.”
Além disso, a vereadora criticou a falta de execução de uma lei por ela proposta, que visa informar às famílias sobre os procedimentos e recursos disponíveis para o autismo após o diagnóstico. “Cuiabá virou as costas para o autismo. Existe uma lei que eu apresentei nesta Casa e aprovei. Sabe o que foi descoberto? Que ela não existe,” lamentou Maysa, expressando frustração com a implementação inadequada da legislação.
O discurso de Maysa Leão serve como um chamado urgente para melhorar o suporte e a atenção às necessidades dos autistas em Cuiabá, buscando garantir que todas as crianças possam receber o cuidado necessário para prosperar e alcançar seus sonhos.
Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Câmara de Cuiabá