“Sem a política jamais alcançaremos uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, defende Maysa Leão

Vereadora aponta que é necessário integrar o debate político no dia a dia das mulheres

Publicado em 29/2/2024 - 09:29 Atualizado em 1/3/2024 - 13:29

Cuiabá (MT) – No cenário político atual, as mulheres do Republicanos estão se destacando por sua capacidade de superar barreiras e redefinir padrões de liderança e sucesso. Uma dessas mulheres inspiradoras é a vereadora Maysa Leão, de Cuiabá (MT), cuja jornada e estratégias oferecem visões valiosas para mulheres que buscam fazer a diferença na política e no mercado de trabalho.

Maysa compartilha como os valores do Republicanos são fundamentais em sua liderança. “O Republicanos tem como prerrogativa valorizar a tecnologia, os avanços tecnológicos, a digitalização e o empreendedorismo. Essas são bandeiras no meu mandato, pois acredito que o empoderamento feminino e a liberdade da mulher só acontecem quando ela tem liberdade financeira,” explica. 

Por meio do projeto Conexão ao Poder, ela ensina mulheres sobre empreendedorismo, finanças e marketing digital, além de criar uma rede de conexão entre empreendedoras para fortalecer o mercado. “Além disso, fortaleço os valores cristãos, pois sou uma cristã e acredito que a fé nos conduz e fortalece, tanto homens, mulheres e famílias para uma vida melhor e próspera”, relata.

Valorizar a troca de experiências e o apoio entre colegas de partido e região, segundo ela, promove um ambiente de crescimento conjunto e incentiva mulheres a se engajarem na política. “É muito importante essa correlação entre as mulheres do partido. Meu gabinete está de portas abertas para receber mulheres republicanas, vereadoras do interior, de outras cidades; sempre me mantive aberta para compartilhar desde projetos de lei, como também projetos dentro da sociedade civil,” diz.

Superando desafios

A republicana traz à tona os desafios de ser uma mulher no ambiente político, destacando, em particular, a sensação de isolamento provocada pela escassa presença feminina nesse espaço. “Ser uma mulher na política é um ambiente bastante solitário, visto que somos minoria nos partidos”, reflete ao apontar a ausência de diálogos políticos entre mulheres na sociedade e a necessidade urgente de mudança.

Maysa, que é mãe do João Lucas, de 14 anos, enfatiza como sua experiência como mãe atípica a tornou ainda mais consciente da importância de inserir a política nas conversas entre mulheres. “Há um debate pela educação inclusiva e saúde de qualidade, pelo acesso às terapias dos nossos filhos, aos laudos, mas não sobre política. Sem a política jamais alcançaremos uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Minha principal dificuldade foi levar para o universo feminino o debate político e a sua importância”, argumenta. 

Para ela, integrar o debate político no dia a dia das mulheres é essencial não apenas para aquelas que desejam se candidatar, mas também para apoiar outras mulheres corajosas que se aventuram na política. “Isso está mudando, tem melhorado, mas ainda é uma caminhada solitária. Conciliar essa solitude com o desafio de coordenar a família, estar presente em casa, cuidar dos filhos e ser competitiva num universo altamente masculino é o principal desafio.”

Texto: Ascom Mulheres Republicanas
Foto: Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Reportar Erro
Send this to a friend