Maria Rosas reforça compromisso com a saúde infantil

Atuação da republicana garantiu a ampliação do Teste do Pezinho pelo SUS para o diagnóstico de até 50 doenças

Publicado em 6/6/2024 - 10:34

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) reafirmou seu compromisso com a saúde infantil no dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado hoje, 6 de junho. A republicana não tem medido esforços contínuos para garantir que todos os bebês tenham acesso a um Teste do Pezinho ampliado, capaz de detectar um número maior de doenças, além de proporcionar diagnósticos precoces que têm um impacto positivo significativo na vida das famílias brasileiras.

Em 2020, Maria Rosas sugeriu ao Ministério da Saúde a ampliação urgente da lista de doenças testadas na triagem neonatal. Como resultado, em maio de 2022, foi sancionada a Lei nº 14.154/21, que ampliou para até 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A parlamentar também estinou R$ 1,3 milhão em emendas para o Instituto Jô Clemente, em São Paulo, uma referência na triagem do teste do amor, para a aquisição de insumos para o procedimento. A ação beneficiou mais de 200 mil crianças e suas famílias, permitindo diagnósticos precoces e aumentando as chances de vida e tratamentos adequados.

Além disso, Maria Rosas tem promovido diversas atividades para conscientizar o governo e a sociedade sobre a importância da ampliação do Teste do Pezinho, a exemplo de sessões solenes e audiências públicas na Câmara com o objetivo de reforçar a relevância desta iniciativa que pode salvar vidas.

“Eu apoio iniciativas que promovam a saúde das nossas crianças, garantindo que todas tenham acesso ao Teste do Pezinho”, concluiu a parlamentar republicana.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend