Campinas recebe formação política para lideranças femininas

Com o tema “Formando mulheres para o futuro”, encontro reuniu mandatárias e pré-candidatas de várias regiões de SP

Publicado em 25/11/2023 - 13:59 Atualizado em 27/11/2023 - 09:35

Campinas (SP) – O Mulheres Republicanas Nacional promoveu na manhã deste sábado, 25 de novembro, capacitação para lideranças femininas em Campinas, São Paulo. Com o tema “Formando mulheres para o futuro”, o evento já foi realizado em vários estados e tem como objetivo apresentar as estratégias do movimento e capacitar mandatárias, secretárias, filiadas e pré-candidatas para as eleições municipais de 2024. O encontro aconteceu no Royal Palm Plaza e contou com a participação de mais de 300 republicanas.

As boas-vindas foi conduzida pela secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo e coordenadora do movimento na Região Sudeste, deputada federal Maria Rosas. Na ocasião, ela apresentou as republicanas que ocupam cargos no executivo no painel “Republicanas que fazem a diferença como gestoras”, que contou com a participação da secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, e a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene. As gestoras fizeram uma explanação sobre os desafios na política e nos seus respectivos cargos, mas que as mulheres podem sim fazer a diferença na política e, inclusive, se tornarem referência por meio de uma boa gestão.

Maria Rosas também falou sobre o combate à violência política contra a mulher e as ações desenvolvidas pelo movimento na região, além dos preparativos para as eleições do próximo ano. “É importante mostrar a força das mulheres na política. Ano que vem teremos eleições municipais e estamos capacitando e qualificando nossas lideranças para candidaturas competitivas. A política precisa das mulheres, pois elas têm um olhar mais sensível para diversas pautas. Aqui, no Republicanos, temos esse espaço e esse incentivo”, elencou Rosas.

A apresentação da estrutura do movimento e as estratégias para as eleições de 2024 ficou por conta da ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e secretária-geral executiva do Mulheres Republicanas Nacional, Dra. Cristiane Britto. “Preparamos um planejamento estratégico para as nossas republicanas de acordo com a necessidade de cada região do país. O Republicanos se preocupa com a participação das mulheres na política e quer ampliar a protagonismo de lideranças femininas nos espaços de poder, e isso é defendido pelo nosso presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira”, comentou.

O uso da comunicação antes, durante e depois das eleições foi tema de palestra promovida pela coordenadora nacional de comunicação do Mulheres Republicanas Nacional, jornalista Natália Tavares. Dentre os assuntos debatidos, a importância da comunicação pessoal em campanhas eleitorais, como construir uma base sólida e estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para uma comunicação efetiva. “Quando decidimos entrar para a política, precisamos saber como queremos ser vistos. É preciso saber se posicionar e a comunicação é a ferramenta utilizada para isso”, explicou.

O último painel teve como tema “De olho nas Eleições 2024”, que foi apresentado pela advogada especialista em Direito Eleitoral, Dra. Carla Rodrigues. Ela fez uma explanação sobre o que é permitido e o que não é durante a pré-campanha, os principais pontos da legislação eleitoral, uso de recursos do fundo eleitoral e de campanha, propaganda eleitoral, vaquinha eletrônica, prestação de contas, uso do WhatsApp e outros temas.

Mulher, tome partido

A secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves (DF), apresentou a campanha nacional de filiação do movimento “Mulher, tome partido”, e fez uma explanação sobre a importância das mulheres participarem ativamente da vida política para a formulação de políticas públicas eficazes em prol das camadas mais sensíveis da população como crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. “Estamos treinando um grande exército de mulheres pelo Brasil. Chegou a nossa hora. Estudos apontam que cidades governadas por mulheres têm mais entregas do que as governadas pelos homens. Estamos dizendo pra você sair de casa e ocupar os espaços de poder, ou incentivar e apoiar uma amiga nessa luta”, orientou a Damares.

Evento principal

Logo mais, às 16h, também no Royal Palm Plaza, será realizado evento aberto ao público para o lançamento oficial da campanha “Mulher, tome partido” em Campinas. Dentre as presenças confirmadas, o presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), o prefeito Dário Saadi (Campinas), além da senadora Damares Alves e outras autoridades republicanas.

Por Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend