Maria Rosas reforça ações para a inclusão da pessoa com autismo

Parlamentar participou de sessão em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado em 11/4/2024 - 09:00

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) participou nesta terça (09), da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no último dia 02. O encontro, realizado no plenário da Câmara dos Deputados, foi um pedido da parlamentar, que também é membro da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da casa.

No Brasil, estima-se que existam 2 milhões de autistas. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão do governo dos Estados Unidos: existe uma criança com autismo para cada 110. “Um dos principais desafios enfrentados é a falta de conhecimento e sensibilização da sociedade sobre o autismo Isso pode levar a preconceitos e estigmatização, dificultando a integração social e a aceitação. Como professora de alfabetização, ressalto que a escassez de recursos educacionais especializados e profissionais capacitados para lidar com as especificidades do autismo limita as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas”, disse a parlamentar.

Na ocasião, além de falar sobre a importância da data, das campanhas de inclusão e acessibilidade e do movimento anti capacitismo, Maria Rosas destacou o papel fundamental das instituições como ferramenta no desafio diário em apoiar as pessoas com autismo e seus familiares. “Em São Paulo, nosso mandato apoia por meio de emendas parlamentares cerca de 25 instituições que fazem a diferença, transformando a vida de centenas de pessoas, um papel do estado, que infelizmente não consegue atingir, ou ainda desconhece a necessidade”, apontou.

Legislação para o TEA

No parlamento, Maria Rosas é autora de proposições voltadas para a área, como o PL 4689/2020 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para especificar a terapia nutricional; o PL 333/2023 que prioriza o atendimento psicossocial às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com transtorno do espectro autista; o PL 4342/2020 que aumenta a validade laudos médicos para pessoas para autistas.

Por fim, Maria Rosas afirmou que tem se avançado em leis para promover e ampliar o tratamento adequado, o diagnóstico precoce e o enfrentamento ao preconceito e capacitismo às pessoas com autismo, inclusive no mercado de trabalho e na sociedade.

Texto: Ascom deputada federal Maria Rosas
Foto: Gisele Rocha

Reportar Erro
Send this to a friend