Maria Rosas participa do lançamento do livro Maria da Penha nas Escolas

Iniciativa foi promovida pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

Publicado em 6/3/2024 - 12:04 Atualizado em 14/3/2024 - 12:14

Brasília (DF) – Representando a Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), participou nesta terça (5), do lançamento da nova versão do livro em quadrinhos Maria da Penha nas Escolas, uma obra que pretende conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de se combater a violência contra a mulher.

O lançamento foi promovido pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. A obra da escritora Manoela Barbosa com ilustrações de Zaia Ângelo conta a história da Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a mulher e inspirou a sanção da Lei Federal nº 11.340/2006.

O Brasil é o 5º país no mundo onde mais se mata mulheres, para a deputada é necessário que esse assunto seja tratado dentro das salas de aula. “Como professora, tenho certeza que a iniciativa do programa “Maria da Penha vai à escola”, que tem como principal objetivo educar para prevenir e coibir a violência contra a mulher, vai fomentar a reflexão entre estudantes, professores e comunidade escolar sobre a violência, além de contribuir para elucidar os alunos sobre possíveis situações cometidas em suas casas, ajudar no enfrentamento com a conscientização e disseminação de informações e ampliar as possibilidades de denúncia”, disse Maria Rosas.

 A deputada parabenizou a autora pela inclusão da linguagem em braille no livro. “Fiquei muito feliz, que o projeto da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres englobou o braille para incluir crianças com deficiência visual. Quero parabenizar a autora do livro Manoela Barbosa, pela iniciativa e sensibilidade”, destacou.

 Dados sobre a violência doméstica

 A 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), revelou que 74% das brasileiras relataram um aumento da violência doméstica e familiar em 2023 e a publicação “O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha de 2022”, que abrange a atuação do Poder Judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha, revela que foram registrados 640.867 mil processos de violência doméstica e familiar e/ou feminicídio.

Texto e foto: Ascom deputada federal Maria Rosas 06

 

Reportar Erro
Send this to a friend