Republicana é a integrante da bancada feminina com o maior número de projetos protocolados em 2023
Publicado em 26/2/2024 - 13:05
Salvador (BA) – Em um contexto de machismo estrutural, violência doméstica e luta contra a desigualdade, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos-BA), tem se destacado como uma líder comprometida e atuante. Com uma trajetória política que reflete seu engajamento, Ireuda lidera na elaboração de projetos e iniciativas inovadoras em prol das mulheres.
Entre eles destacam-se vários, como o Simm Mulher, idealizado por Ireuda e implementado pela prefeitura para capacitar e encaminhar mulheres para o mercado de trabalho. A Guardiã Maria da Penha para fortalecer a rede de proteção à mulher e intensificar o combate à violência doméstica. O processo de implantação na Guarda Municipal de Salvador está em curso. Há ainda a regulamentação da profissão de trancista, majoritariamente feminina, que, após articulação de Ireuda, já está em andamento no Ministério do Trabalho. Já o programa Nova Fase designa uma reserva de 10% das vagas de estágios e menor aprendiz das instituições do Poder Executivo municipal a filhas de mulheres vítimas de violência doméstica.
“Trabalhamos incansavelmente para pensar projetos a longo prazo, com impactos positivos e progressivos para as próximas gerações. O programa Nova Fase, por exemplo, nossa conquista mais recente, representa um avanço enorme, que não apenas promove a reparação, mas alerta a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica. Um dos grandes gargalos que temos hoje é que muitas pessoas ainda normalizam a violência, que todos os dias continua a destruir famílias e comprometendo o futuro de milhões de crianças e adolescentes”, pontua Ireuda.
Além disso, a Câmara de Salvador analisa um projeto de lei que institui a Política Municipal de Combate à Violência Política, principalmente contra a mulher. O município deverá promover campanhas para conscientizar a população sobre a importância de combater a violência política, principalmente contra a mulher. Além disso, o Poder Público vai ter que se adequar à lei para apurar as denúncias e tomar medidas cabíveis, além de informar as autoridades competentes.
Vale lembrar ainda que Ireuda é a integrante da bancada feminina com maior número de projetos protocolados em 2023 (86). Ela também ocupa um dos primeiros lugares no ranking geral de vereadores. Foram 12 projetos de lei, 3 de resolução, 17 de indicação, 26 moções e 28 requerimentos especiais.
Texto e foto: Ascom vereadora Ireuda Silva