“Madrinha dos autistas”, Tânia Bastos atua para ampliar direitos no Rio de Janeiro

Vereadora destaca que a inclusão das pessoas com TEA é um dever de todos

Publicado em 12/4/2024 - 10:00

Rio de Janeiro (RJ) – A inclusão social das pessoas com autismo é um tema de crescente relevância na sociedade, evidenciando a necessidade de reconhecer e garantir direitos fundamentais. O autismo, um transtorno do espectro que afeta a comunicação e o comportamento, demanda uma compreensão ampla e adaptada às suas singularidades. A luta por inclusão passa, portanto, pelo reconhecimento dessas necessidades específicas, assegurando que indivíduos autistas possam participar plenamente da vida em comunidade, com acesso à educação, saúde e oportunidades de trabalho adaptadas.

Em seu quarto mandato como vereadora na cidade do Rio de Janeiro, a republicana Tânia Bastos tem um amplo histórico de luta e atuação pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Sempre abracei as causas humanitárias e com uma escuta atenta, recebo muitos pedidos de apoio. Assim também foi com o autismo, famílias que precisavam dar visibilidade ao TEA e ter acesso aos seus direitos. Sensibilizada, comecei a propor leis que atendessem às necessidades dessas famílias”, disse a republicana ao falar sobre a inspiração que a motivou a defender a pauta: “O DNA e o desejo de ajudar ao próximo”.

“Madrinha dos autistas”, assim é conhecida a republicana em todo o estado do Rio de Janeiro. “Fui escolhida como madrinha das pessoas com autismo pelas próprias famílias como um reconhecimento por todo empenho e parceria na causa das pessoas com TEA. É motivo de muito orgulho e também uma responsabilidade grande ser a parlamentar que defende essa pauta”, comentou Bastos.

A vereadora republicana já realizou mais de 20 caminhadas de conscientização em todo o Rio de Janeiro e é autora de várias leis, projetos e cartilhas para orientar e conscientizar a população sobre o tema. Acesse AQUI.

Tânia aponta que a inclusão é um dever de todos. “As pessoas com TEA e as pessoas com algum tipo de deficiência têm direitos. Acredito no poder da informação para promover a inclusão. Conscientizar é promover a empatia”, frisou.

Sobre os direitos das pessoas com TEA, a republicana destaca que eles têm acesso garantido a serviços como: equipe multidiscpulicar pelo Sistema Único de Saúde; a acompanhante com meia entrada para acesso a eventos artísticos e culturais; gratuidade no transporte público, bem como de seu acompanhante, inclusive em assento prioritário; o direito de ser matriculado e auxiliado por profissional especializado, sem custos ao responsável; além de merenda escolar adequada, para alunos com restrições alimentares e direito ao Benefício Assistencial (Loas/BPC) do INSS.

Eventos de conscientização

Ao longo do mês, a republicana promove uma série de eventos no Rio de Janeiro para conscientização sobe o tema. No dia 6 de abril, por exemplo, aconteceu a 8º edição Entre Amigos na Praça, em Campo Grande. Já no dia 7 de abril, a 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo – Mundo Azul, na Praia do Leblon.

Próximos eventos:

14 de abril: 8º Caminhada do Grupo Compartilha em Conscientização do Autismo, às 9h, na Praia da Bica, na Ilha do Govenador. A concentração será na Biquinha.

27 de abril: Concerto Azul – Carioca Shopping & Criar Reciar, às 15h, no Espaço Autismos Carioca Shopping.

 

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend