Damares Alves celebra um ano de gestão no Mulheres Republicanas

Republicana apostou em uma série de visitas e encontros pelo Brasil, destacando a importância da participação feminina na política

Publicado em 27/4/2024 - 14:07 Atualizado em 29/4/2024 - 09:11

Brasília (DF) – Desde que assumiu a liderança do movimento nacional do Mulheres Republicanas durante a 16ª Convenção Nacional do partido em abril de 2023, a senadora Damares Alves lançou um ambicioso desafio: filiar o maior número de mulheres ao partido. Essa meta representou um novo ímpeto para o engajamento feminino nos espaços de poder e decisão política.

Sob sua gestão, Damares Alves apostou em uma série de visitas e encontros pelos estados e municípios brasileiros, destacando a importância da participação feminina na política. Entre as ações, a campanha nacional de filiação “Mulher, Tome Partido”, que tem mobilizado mulheres nas cinco regiões do país.

O movimento também tem promovido formação política para lideranças femininas. Com o tema “Formando mulheres para o futuro”, a ação visa apresentar as estratégias do movimento, capacitar mandatárias, secretárias, filiadas e pré-candidatas para as eleições municipais de 2024 por todo o Brasil. Dentre os temas abordados, propaganda na pré e durante a campanha, uso do fundo partidário, estratégias eleitorais, o que pode e o que não pode durante o período eleitoral, além de conteúdos sobre comunicação e marketing político.

“Tivemos imensas conquistas. Viajamos o Brasil encorajando mulheres a entrarem na política, a tomarem partido e a fazerem a diferença, pelo nosso país e por suas famílias. Só no ano passado, o Republicanos filiou mais de 7 mil novas filiadas, contra 3,5 mil mulheres em 2022. Um imenso salto foi de 98%. Podemos avançar ainda mais. Podemos fazer do Republicanos o partido da mulher conservadora, a principal porta política para mulheres. Temos um imenso desafio nas eleições desse ano. Vamos trabalhar para eleger prefeitas e vereadoras republicanas no maior número de cidades possível”, destacou Damares Alves.

Além disso, o movimento também se destacou pela defesa dos direitos das mulheres parlamentares e pelo combate à violência política. Um exemplo foi o Ato Nacional em Solidariedade à vereadora Ireuda Silva, em Salvador, que ressaltou a necessidade de combater a violência política contra as mulheres .

Os resultados da gestão de Damares são impressionantes: o partido registrou um aumento significativo no número de filiações femininas, superando os números do ano anterior. Eventos bem-sucedidos como o 1º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado na capital federal, e diversas campanhas regionais de filiação refletiram um crescimento substancial na participação feminina em várias frentes políticas.

Damares Alves consolidou o Mulheres Republicanas como um espaço vibrante para o empoderamento feminino na política brasileira, demonstrando a eficácia de uma liderança comprometida com a inclusão e a equidade entre homens e mulheres no cenário político nacional.

Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, destacou o papel crucial das mulheres no crescimento do movimento pelo Brasil. “Durante o último ano, a liderança e dedicação da senadora Damares Alves foram fundamentais para o crescimento do movimento. Foi graças ao empenho do Mulheres Republicanas em todo o Brasil que nós aumentamos o número de filiações femininas em 98%, quando comparamos com o ano de 2022. Isso reflete a confiança que as brasileiras depositam no Republicanos como a sua verdadeira casa política. E isso será comprovado nas eleições de 2024.  Meus parabéns para a senadora Damares Alves por todo o trabalho desenvolvido. O Brasil tem muito a crescer e vocês tem a capacidade de liderar essa missão”, completou.

Campanha “Mulher, Tome Partido” pelo Brasil

Em 2023, a Damares levou a campanha para as regiões Nordeste e Norte, e Sorocaba (SP), em agosto; Espírito Santo e Distrito Federal, em outubro; Região Sul, Acre e Campinas (SP), em novembro.

Em 2024, foram realizados eventos em Anápolis, no Goiás; e em Roraima. Os próximos estados a receberem a campanha serão Amapá e Bahia.

Confira vídeo completo 

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend