Damares Alves lança campanha “Mulher, tome partido” em Sorocaba (SP)

Evento contou com a presença de republicanas de 26 municípios da região

Publicado em 14/8/2023 - 15:25 Atualizado em 17/8/2023 - 12:13

Sorocaba (SP) -No último sábado (12), o Mulheres Republicanas de Sorocaba (SP) realizou o lançamento da campanha nacional de filiação “Mulher, tome partido!” e da edição 2023 da capacitação do “Formando Mulheres para o Futuro”.

A iniciativa foi do Mulheres Republicanas de São Paulo sob a coordenação da secretária estadual do movimento e deputada federal, Maria Rosas. O evento contou com a presença de mulheres dos 26 municípios da região, incluindo a capital paulista. As participantes tiveram a oportunidade de se envolver em rodas de conversa e oficinas temáticas de capacitação destinadas às Eleições de 2024.

De acordo com a deputada, esse evento marca o início de uma ampla mobilização de filiação de mulheres em todo o estado. “Foi um dia incrível, repleto de conhecimento e representatividade. O primeiro de sete eventos que o Mulheres Republicanas de São Paulo promoverá no estado. Desejamos que as mulheres estejam aptas e preparadas para cumprir um mandato de qualidade. Somos republicanas, somos 10 e, juntas, somos mais fortes”, destacou a deputada.

A secretária nacional e senadora do Distrito Federal, Damares Alves, falou sobre a resistência que muitas mulheres têm em se filiar a um partido, explicando que é necessário mais do que simplesmente tomar partido por uma causa. “Por muitos anos, resisti à ideia de me filiar a um partido; eu acreditava que assumir uma causa e defendê-la por conta própria era suficiente. Participar de um partido como mulher não é apenas para fazer barulho, é para realmente atuar. Seja como candidata a uma carga eletiva ou não, a mulher pode alcançar o sucesso e buscar resultados para sua cidade e estado por meio de um partido”, afirmou Damares.

O encontro reuniu aproximadamente 500 pessoas e contou com a presença de outros membros do partido, como a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e secretária executiva do movimento, Cristiane Britto, que discutiu a importância da representatividade feminina; a deputada federal Ely Santos; o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro; o presidente estadual do Republicanos (SP), Roberto Carneiro, além da primeira-dama de Sorocaba e suplente da senadora, Sirlange Maganhato, que abandonou a representação e a atuação parlamentar.

A capacitação “Formando Mulheres para o Futuro” gerou em novas filiações ao movimento Mulheres Republicanas e também abordou temas como os planos para 2024, a violência política contra a mulher, além de fornecer insights sobre estratégias para redes sociais, apresentadas por Helen Assumpção, Coordenadora Nacional da Agência Republicana de Comunicação (ARCO). Também foram oferecidas orientações sobre processos eleitorais pela advogada especializada em direito eleitoral e partidário, Dra. Karla Rodrigues.

O próximo evento já tem data e horário definidos para acontecer: será no dia 16 de setembro em Embu das Artes (SP).

Texto: Ascom Mulheres Republicanas 
Foto: cedida 

Reportar Erro
Send this to a friend