Com o objetivo de garantir mais segurança, proposta vai impedir a entrada de torcedores com histórico de violência
Publicado em 17/10/2017 - 00:00
Fortaleza (CE) – A Assembleia Legislativa do Ceará analisa projeto de lei do deputado David Durand (PRB-CE) que obriga estádios de futebol a instalarem sistema de identificação biométrica e captação de imagens nos dias de jogos ou outros eventos esportivos.
Baseado no Estatuto do Torcedor, a medida deve ser adotada em todos os estádios com capacidade superior a 10 mil torcedores. Segundo David Durand, a proposta visa oferecer mais segurança para quem vai assistir aos jogos, identificando e proibindo a entrada de torcedores com histórico de violência.
“A identificação de torcedores por biometria facial ou impressões digitais, ou o sistema de monitoramento por imagem em toda a área de uso comum desses estádios é uma necessidade atual e realidade acessível em tempos atuais”, destaca David Durand na proposta.
De acordo com o autor do projeto, a instalação de câmeras de vídeo por si só não é suficiente para garantir a identificação de todas as pessoas, sendo segundo ele, necessário a instalação de aparelhos de identificação biométrica para corrigir a falha que o vídeo monitoramento possui.
“Nossa preocupação é permitir que nos estádios haja um ambiente saudável, bem frequentado e capaz de receber famílias, com crianças e adolescentes que compartilham a paixão pelo time de preferência e pelo esporte”, disse Durand.
O cadastramento será realizado pelo sistema de identificação biométrica, similar ao da Justiça Eleitoral, que utiliza a impressão digital, ou ainda por meio de fotografia.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.