Governador destacou empenho em oferecer meios para os pequenos produtores
Publicado em 4/3/2024 - 11:44 Atualizado em 5/3/2024 - 13:57
Araguatins (TO) – O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), esteve no último sábado (02), em Araguatins (TO), para assinar um termo de cooperação técnica com a prefeitura local no valor de R$ 1 milhão para estimular a agroindústria pesqueira da região do Bico do Papagaio. O investimento é uma ação do programa Trilha da Piscicultura, que busca parcerias para o fortalecimento da atividade. O evento contou com a participação de autoridades do governo local, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos-TO); do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO); além de líderes e empresários do setor.
Ao todo, o financiamento foi dividido em duas partes: R$ 500 mil será providenciado pelo Governo do Tocantins para dinamizar a agroindústria pesqueira; e o restante, através de emendas parlamentares do deputado Ricardo Ayres, que vai beneficiar o avanço do setor e os habitantes de Araguatins e áreas adjacentes. “Estamos dispostos a investir o necessário para dinamizar o setor produtivo e melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou o governador.
Para o parlamentar, o investimento na região permitirá a criação de uma agroindústria capaz de servir os municípios do Bico do Papagaio, uma área com grande potencial pesqueiro. “Uniremos esforços com órgãos estaduais e federais para desenvolver uma infraestrutura com câmaras frias para o armazenamento e processamento do pescado, facilitando sua entrada no mercado nacional, que é vasto, além de explorar oportunidades de exportação”, explicou Ayres.
Foco no crescimento responsável da pesca e aquicultura
Em seu discurso, Wanderlei Barbosa enfatizou a importância de fomentar o setor de pesca e aquicultura de forma responsável, atendendo rigorosamente às normas sanitárias e de inspeção para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos, além de proporcionar aos pescadores as condições necessárias para produzir e comercializar seus produtos. “É essencial obter certificação para comercializar nossos produtos. Isso movimenta nossa economia. Nosso objetivo é garantir que os pescadores obtenham a certificação necessária para vender seus pescados”, declarou Barbosa.
O programa
O programa Trilha da Piscicultura visa fortalecer a ligação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) com entidades parceiras, através de termos de cooperação técnica, apoiando projetos como a instalação de agroindústrias e a adoção de tecnologias para o aprimoramento genético, entre outros.
Entre os colaboradores está a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), que, por meio do subprograma Produtos da Terra, promove o desenvolvimento industrial na cadeia aquícola, incentivando a instalação de agroindústrias para o processamento de pescado em locais estratégicos com demanda significativa, fortalecendo assim esse segmento.
Ainda durante o evento, foi formalizado um Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Tocantins e o município, com o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações e a coordenação de programas e políticas públicas para estimular o crescimento e robustecimento do setor pesqueiro e aquícola.
O encontro teve ampla participação da comunidade local, incluindo piscicultores, representantes de associações e cooperativas, parceiros.
Texto: Com informações do Governo do Tocantins
Fotos: Governo do Tocantins