Lidando com os haters

Orientações de como lidar com haters nas redes sociais durante a pré-campanha eleitoral

Publicado em 27/3/2024 - 13:49

Sabe aquele usuário que critica, reclama, expõe as falhas do seu candidato e sempre se mostra insatisfeito e contrário a tudo que você publica? Pois bem, a dica de hoje é: não saia banindo ele, sem ao menos seguir essas orientações:

1 – Entenda o que está sendo dito

Os haters são usuários que necessitam de atenção, pois ele pode disseminar meias verdades sobre o candidato na tentativa de causar algum mal. No entanto, quando bem conduzido, uma postagem ou argumento de um hater pode ser um sinal de que algum processo da sua campanha/comunicação está falho. Por isso, sugerimos que você tenha seus haters por perto para auxiliar a identificar opiniões e pontos de vistas contrários, se possível, torná-los divulgadores das ações realizadas para mudar a concepção dele sobre alguma crítica realizada. Lembre-se: Haters não são um problema. O problema está em ignorá-los!

2 – Não leve para o coração

A pior coisa que você pode fazer em casos de críticas em redes sociais é entrar em pânico e reagir às ofensas: esse comportamento é um combustível para agravar ainda mais uma situação delicada, e que pode se tornar constrangedora. Por isso, tente acalmar os ânimos da pessoa com uma fala calma. Espere você estar em condições emocionais de responder da melhor maneira possível.

3 – Analise pontos de vista divergentes

Muitas vezes, o hater começou a discussão porque alguma coisa não aconteceu conforme o esperado. Tente criar empatia pelo problema apresentado, e responder de forma profissional quais serão as providências tomadas para regularizar a situação. Caso você identifique um erro na ação da sua liderança ou equipe, nunca deixe de se desculpar. Assumir os erros é um sinônimo de grandeza, e pode desarmar a discussão caso seja feita a correção do problema em seguida.

4 – Seja razoável no bloqueio de comentários

Outra atitude que pode colocar mais combustível na reclamação do hater é ignorá-la ou apagá-la das redes sociais. Fingir que não existe, ou apagar para ter apenas comentários positivos cria uma imagem pior para o seu candidato, pois mesmo apagando, o eleitor continuará falando mal de você para as pessoas que ele convive. Lembre-se de que ele ainda possui um feed de notícias que ele pode publicar abertamente para toda rede social. Outra prática comum em alguns perfis políticos é definir nas configurações da postagem, para não receber comentários dos usuários. Lembre-se: as redes sociais são um canal de diálogo e são os comentários que mostram qual caminho seguir, não se feche para esse feedback.

5 – Leve a conversa para espaços privados

A melhor forma de retratar-se para um hater é levá-lo a espaços inbox, para mostrar o que foi feito para a situação ou problema ser solucionado. Dessa forma, ele poderá inclusive se retratar nas redes sociais posteriormente, contando como a experiência negativa se tornou positiva depois de conhecer melhor o trabalho da sua liderança. Tenha um tom amistoso e converta esse hater em um fã!

6 – Crie procedimentos internos para tratar com haters

Após administrar o conflito, e aprender com os erros e acertos qual é a melhor forma de agir, não se esqueça de criar uma padronização para tratar com este tipo de situação. Somente dessa forma o impacto desses usuários será cada vez menor, e sua equipe não irá ficar sem reação quando se deparar com uma situação constrangedora semelhante, seja em um bate-boca nas redes sociais, ou um eleitor realmente “perseguindo” o seu candidato.

7 – Tudo tem limite

Em alguns casos, você não terá escolha: se mesmo depois de tentar seguir os passos acima, o usuário continuar com o comportamento abusivo, ou incitando o ódio de qualquer forma, você deverá bloquear/banir ele dos seus canais. Aqui, na Arco – Agência Republicana de Comunicação, por exemplo, usuários que chegam com tons agressivos, utilizando palavrões e não dando qualquer opção de diálogo, são bloqueados desde o primeiro contato.

Sempre existirão pessoas insatisfeitas, seja por problemas pessoais, ou mesmo por ser a única “diversão” que elas possuem, pois algumas pessoas vêem como válvula de escape publicar comentários desnecessários. Portanto, relaxe e não leve para o lado pessoal, sempre que possível. Lembre-se que em alguns casos, possuir alguns haters pode ser um sinal de sucesso para sua página!

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotomontagem: Arquivo Republicanos 

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