Posso fazer caminhada, passeata e carreata na campanha?

Atos estão permitidos desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e sanitárias para o enfrentamento da Covid-19

Publicado em 12/10/2020 - 10:03

Brasília (DF) – Embora as caminhadas e carretas ou passeatas estejam permitidas entre o dia 27 de setembro e 14 de novembro, os candidatos devem respeitar o limite de 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo, além de observar as normas sanitárias estabelecidas para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

Em razão dos cuidados para evitar que eventos públicos, como passeatas e carretas eleitorais, coloquem em risco a saúde pública, a Justiça Eleitoral tem aconselhado aos candidatos que se empenhem para evitar a aglomerações de pessoas e para que os eventos ocorram em lugares abertos e amplos.

Com esses cuidados, os comícios poderão ocorrer livremente, desde que comunicados com antecedência às autoridades a fim de que sejam tomadas as providências para garantir a ordem e a segurança. Eles deverão ocorrer das 8h às 0h, e a apresentação de artistas (os showmícios) não é permitida, exceto se o candidato for o artista a se apresentar.

Já o uso de alto-falantes é restrito ao período das 8h às 22h, até a véspera da eleição, sendo proibidos a menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, quartéis militares, hospitais, escolas, igrejas ou bibliotecas.

Medidas de segurança

Para evitar o contágio por coronavírus nas eleições, a Justiça Eleitoral definiu uma série de regras, como o uso obrigatório de máscaras nos locais de votação, o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas e a distribuição de kits para mesários —que inclui “face shields”, máscaras, álcool em gel individual e álcool 70% para higienização de superfícies e canetas.

Horário de votação

Este ano, excepcionalmente o horário de início da votação será às 7h da manhã, já para o encerramento da votação, ficou estabelecido o mesmo horário das 17h. Porém, o horário de 7h às 10h será preferencialmente para os maiores de 60 anos.

Por Agência Republicana de Comunicação –ARCO
Ilustração: Aquivo Republicanos

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

 

Reportar Erro