Impacto da inteligência artificial nas mídias digitais é destaque no Comunica10

Palestrantes enfatizaram a relevância da tecnologia para aprimorar o trabalho dos assessores de comunicação

Publicado em 1/6/2023 - 20:03 Atualizado em 13/6/2023 - 12:03

Brasília (DF)Profissionais de comunicação do Republicanos lotaram o auditório José Alencar, no Complexo Republicano, nesta quinta-feira (1º), para participarem da quarta edição do Comunica10 Summit, evento promovido pela Agência Republicana de Comunicação (ARCO), em parceria com a Fundação Republicana de Comunicação (FRB) e a Faculdade Republicana.

A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora da ARCO, Helen Assumpção, que após dar boas-vindas a todos os participantes passou a palavra para o presidente da FRB, Rusembergue Barbosa, que explicou o funcionamento da instituição. O presidente enfatizou a necessidade de os profissionais de comunicação se reinventarem, pois a tecnologia está em constante evolução. “A equipe da FRB está presente no evento, porque queremos melhorar a capacidade e a competência daqueles que nos cercam, que trabalham conosco”, afirmou Rusembergue.

Em seguida, o diretor-geral da Faculdade Republicana, Valdir Pucci, destacou a relevância do curso para que o partido possa desenvolver um discurso sólido perante a população. Pucci ressaltou também a importância do partido ter uma linguagem única para uma comunicação eficaz. “O Comunica10 desempenha esse papel dentro do Republicanos, unificando e explicando quem somos, para que possamos nos apresentar de forma mais eficiente”, disse Pucci.

Com uma abordagem atual e moderna, Guto Ferreira, especialista em Marketing e estratégia política, debateu sobre o uso das redes sociais e o impacto da inteligência artificial nas campanhas políticas. “O Chat GPT pode mudar a vida dos profissionais de comunicação. A inteligência artificial é um aliado e deve ser um tópico constante nas agendas. Busquem sempre metodologias ágeis para facilitar a comunicação em equipe”, disse.

Bate-papo

Os jornalistas Diego Polachini, secretário-geral do Republicanos (SP), e João Pimentel, coordenador de comunicação do Republicanos no Senado, participaram de uma roda de conversa mediada por Daniela Rabello. Eles discutiram o papel do profissional na era digital e o relacionamento com a imprensa.

Ambos compartilharam suas experiências como comunicadores, revelando bastidores de suas carreiras. Diego relembrou várias situações em que não conseguiu atender a imprensa por conta do deadline apertado. Falou também sobre como superar crises e a ousadia que os profissionais precisam ter na hora de orientar os assessorados para estabelecer uma relação de confiança.

Planejamento de conteúdo estratégico

A segunda parte do workshop trouxe temas voltados para gestão e planejamento de conteúdo. O especialista em marketing político e eleitoral, Gilmar Arruda, abordou na sua palestra assuntos atuais do cenário político brasileiro, como as fake news, a polarização e as guerras de narrativas.

Gilmar ressaltou a importância de ter um posicionamento político, discutiu estratégias para uma organização eficiente no trabalho com parlamentares e incentivou os profissionais a se posicionarem de forma clara e coerente, reconhecendo que a comunicação política é uma ferramenta essencial para transmitir ideias e valores. Além disso, destacou o uso das redes sociais para se obter um bom relacionamento com o eleitorado e o gerenciamento de crises.

Os participantes puderam desfrutar ainda das palestras de Serginho Aragão, renomado publicitário, que abordou o tema Copy Política, e de Hugo Cândido, especialista em relatórios e análise de dados em redes sociais.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Fotos: Najara Araújo 

 

Reportar Erro
Send this to a friend