Tocantins se compromete a zerar a emissão de gases no meio ambiente até 2050

Compromisso foi firmado pelo governador Wanderlei Barbosa durante a COP28, em Dubai

Publicado em 4/12/2023 - 12:06

Dubai (UAE) – O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), assinou neste domingo (03), um Memorando de Entendimento (MoU) com a coalizão Under2, onde prometeu zerar até 2050 a emissão de gases de efeito estufa. A assinatura ocorreu durante Assembleia Geral dos membros da Under2, que ocorreu ao mesmo tempo que a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2023, COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A adesão de Tocantins mostra o comprometimento do estado no enfrentamento da crise climática que assola todo o planeta. Recentemente, o governo também se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal no estado até 2030 e a assinatura do acordo técnico com a Mercuria Energy Trading S/A que tornou Tocantins o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado voluntário.

Assim, iniciativas para que a quantidade de emissões em todos os setores (indústria, agropecuária, transporte e outros) sejam tomadas serão zeradas por meio do plantio de árvores, reflorestamento e da manutenção de áreas conservadas. Essas ações já são realizadas pelo Governo do Estado. Junto a isso, serão adotadas a adoção de novas tecnologias, políticas, mecanismos de financiamento e incentivos econômicos que auxiliem na redução das emissões.

Wanderlei Barbosa comemorou a assinatura do termo e ressaltou a importância dele para que Tocantins mantenha o caminho da preservação ao meio ambiente e contribua com o clima. “Nós assinamos mais este importante tratado, rubricado por mais de 200 Estados  empenhados em evitar que as temperaturas do planeta aumentem ainda mais, combatendo as queimadas e a degradação, por exemplo, o que já fazemos no Tocantins”, ressaltou.

O governador também chamou a atenção para acontecimentos recentes no clima do estado. “Nós já temos visto os efeitos danosos da mudança do clima em várias regiões do Brasil. No Tocantins, nos últimos dias, tivemos tempestades que não são comuns, que deixaram estragos nas cidades. São situações que chamam a atenção do mundo para que todos se preocupem com a questão climática”, destacou o governador, citando a recente assinatura do Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero, firmado entre o Governo do Tocantins e o setor produtivo. finalizou.

Sobre a Under2

A Coalizão Under2 reúner 277 Estados subnacionais em todo o mundo, entre eles o estado do Tocantins, que é membro desde 2015. O grupo busca através de compromissos, evitar que a temperatura do planeta ultrapasse mais do que 2ºC em média.

Amazônia Legal

Ainda em Dubai, Wanderlei Barbosa participou do encontro com governadores de seis estados que compõem a Amazônia Legal. O encontro serviu para que os governantes discutissem a preparação e as expectativas para o Brasil e o mundo da realização da COP30. O evento será sediado em novembro de 2025, em Belém (PA).

O Amazônia Legal é composto por nove estados no total: Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Saiba mais:

Wanderlei Barbosa participa da COP28 em Dubai

Wanderlei Barbosa quer acabar com desmatamento ilegal no Tocantins até 2030

Wanderlei Barbosa participa de Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Tocantins recebe primeiros recursos da venda de créditos de carbono

Wanderlei Barbosa participa de seminário internacional de proteção ambiental

Texto: Com informações do Governo do Tocantins
Fotos: Governo do Tocantins

Reportar Erro
Send this to a friend