Governador vai à COP reforçar o trabalho feito na preservação do meio ambiente no Tocantins
Publicado em 30/11/2023 - 13:04
Palmas (TO) – O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), embarcou nesta quinta (30) para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28), que reúne durante duas semanas, líderes mundiais de mais de 200 países. A COP deve discutir ações de combate às extremas alterações que têm ocorrido no clima no Brasil e em todo o mundo.
Acompanhado de uma comitiva composta por 15 integrantes, entre eles, secretários de pastas consideradas fundamentais, como de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dos Povos Originários e Tradicionais, da Educação e da Mulher, Wanderlei vai ao Oriente Médio levar o compromisso do governo na promoção dos direitos e perspectivas de políticas públicas para as mulheres, no respeito aos povos originários e suas tradições e o comprometimento com a sustentabilidade ambiental.
Além disso, esta será a primeira vez que o governador cumpre agenda internacional após o Tocantins ter se tornado o primeiro estado brasileiro a comercializar créditos de carbono por meio de recursos oriundos de um acordo técnico e comercial firmado com a Mercuria Energy trading S/A, para um projeto de qualificação e certificação do Programa REEDD+ (Redução proveniente de Desmatamento e Degradação) no estado.
Para o republicano, a COP é uma grande oportunidade de discutir as mudanças no tempo e suas consequências para a humanidade. “Nossa gestão se preocupa com a preservação ambiental e temos trabalhado para isto. Com a criação da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, buscamos dar voz a estes grupos que sofrem as consequências mais severas com as mudanças que vêm acontecendo e é com este entendimento que estamos organizando essa comitiva para participar da COP-28”, reforçou Wanderlei Barbosa.
Durante o período da missão do governador Wanderlei Barbosa no exterior, a chefia do Poder Executivo ficará a cargo do vice-governador de Tocantins, Laurez Moreira.
Sobre a COP28
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2023 (COP28), reúne líderes mundiais de todo o mundo, cientistas, integrantes da sociedade civil e de entidades privadas para buscar soluções para amenizar a crise climática que vem assolando todo o mundo, inclusive o Brasil. Só em 2023, o mundo registrou um aumento em 2°C na temperatura mundial.
A COP vem sendo realizada desde 1995 e neste ano e chega a sua 28ª edição, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Neste ano, estão na mesa para serem negociados os seguintes temas:
– balanço global (global stoctake);
– a utilização dos combustíveis fósseis;
– perdas e danos;
– e financiamento e adaptação climática.
Em 2025, a COP será realizada no Brasil.
Veja também:
Wanderlei Barbosa quer acabar com desmatamento ilegal no Tocantins até 2030
Wanderlei Barbosa participa de Fórum dos Governadores da Amazônia Legal
Wanderlei Barbosa participa de seminário internacional de proteção ambiental
Tocantins recebe primeiros recursos da venda de créditos de carbono
Texto: Com informações da Ascom Governo do Tocantins
Foto: cedida