Branding político foi destaque na segunda parte do Intensivão

Participantes também aprenderam novas estratégias para campanha eleitoral nas redes sociais

Publicado em 18/5/2024 - 19:35 Atualizado em 21/5/2024 - 11:36

Brasília (DF) –  A segunda parte do Intensivão Eleitoral 2024 aconteceu na tarde deste sábado (18), no auditório José Alencar, no Complexo Republicano. O curso, idealizado pela Fundação Republicana Brasileira (FRB) em parceria com a Agência Republicana de Comunicação (ARCO), foi conduzido pelo deputado federal Amaro Neto (Republicanos-ES). O evento destacou estratégias valiosas para que os pré-candidatos utilizem as redes sociais de maneira eficaz nas eleições municipais.

O Intensivão contou ainda com a participação de dois especialistas em comunicação política, que revelaram os segredos para uma campanha eleitoral bem-sucedida.

A primeira palestrante, Natália Mendonça, especialista em mídias sociais com experiência em mais de 50 campanhas, abordou estratégias para conquistar eleitores on-line. Ela enfatizou a importância e o poder das redes sociais nas campanhas eleitorais. “O nível de informações que o Republicanos traz para os pré-candidatos é pioneiro no Brasil. Aproveitem muito essas iniciativas e capacitações que o partido oferece”, disse.

Natália apresentou um guia prático sobre como aproveitar as oportunidades, transformando seguidores em eleitores engajados. “Redes sociais diminuem muito o gasto com campanha e pré-campanha eleitoral, porque a gente consegue falar com muitas pessoas gastando pouco. Tenho certeza que muitos estão vivendo com essa questão de ter que gastar menos e conseguir impactar mais”, afirmou.

O presidente da FRB, Rusembergue Barbosa, voltou ao palco para falar um pouco sobre suas experiências como vereador e como elas contribuíram para seu cargo atual. “Minha experiência como vereador por dois mandatos foi importante para meu papel na Fundação Republicana Brasileira. Ao vivenciar de perto as demandas da população e compreender as questões locais, adquiri um conhecimento profundo dos desafios enfrentados pela comunidade. Agora, estamos com um combo de capacitações indo pelo Brasil, que contém o Mobilização: transformando influência em voto; plano de governo; propaganda eleitoral e marketing eleitoral”, ressaltou.

Branding Político

Em um cenário de competição acirrada, possuir uma marca pessoal distintiva pode ser a chave para o sucesso. O especialista Rodrigo Mendes, com 24 anos de experiência e mais de 60 campanhas desenvolvidas, compartilhou sua expertise em branding político, revelando como criar uma imagem que ressoe com os eleitores. “Propaganda é frequência e repetição, assim como o aprendizado. Antes de pedir o voto, é necessário despertar o interesse do eleitor”, explicou.

Os participantes, mesmo de forma virtual, interagiram ativamente com os palestrantes, enviando comentários e perguntas para serem esclarecidas. O professor Fábio Deodato, presente no evento, expressou seu entusiasmo: “Sou deficiente visual e pré-candidato a vereador por Ribeirão Preto (SP). Estou adorando este Intensivão. Foi uma tarde inspiradora, na qual cada palavra e estratégia compartilhada representaram uma peça crucial no quebra-cabeça da vitória eleitoral”, disse.

Lucilene Rodrigues de Pontes Ferreira, pré-candidata a vereadora em Cabo de Santo Agostinho (PE), também contribuiu com seu depoimento: “Parabéns a todos os professores. Conteúdos que, com certeza, são super importantes, com informações necessárias e precisas principalmente para quem está começando como eu, marinheira de primeira viagem”, declarou.

Texto: Mazé Rodrigues – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – FRB

 

Reportar Erro
Send this to a friend