Wanderlei Barbosa se reúne com representantes do BID em Brasília

Na capital Federal, gestor do Tocantins ainda se reuniu com a ministra do Planejamento e participou de encontro com governadores

Publicado em 24/4/2024 - 15:47

Brasília (DF) – O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), esteve nesta terça (23), em Brasília (DF), cumprindo agendas institucionais. Entre os compromissos, um encontro com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID), Morgan Doyle. Em pauta, a apresentação de projetos que atendam a demanda para captação de investimentos junto ao banco que possuam critérios para parcerias junto a instituições internacionais.

Durante a reunião, foi apresentado um portfólio de projetos que prometem transformar significativamente o panorama socioeconômico do Tocantins. “Estamos buscando parcerias estratégicas que possam acelerar nosso desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantir uma melhor qualidade de vida para nossa população. Em dois anos de gestão, fizemos os ajustes orçamentários necessários e temos condições de investir no turismo, na cultura, nas feiras de negócios, nas feiras agropecuárias e em todas as oportunidades que surgem para movimentar a economia dos municípios. São esses investimentos que estão ampliando o surgimento de pequenos negócios, fortalecendo os médios e grandes, e aumentando a nossa produtividade econômica. Essa visão de movimentar o estado é o que está fazendo o Tocantins crescer”, afirmou o governador.

Ministério

Ainda na capital federal, Wanderlei Barbosa se reuniu com a Ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, mantendo a busca por recursos internacionais para investimentos no estado. Durante o encontro, a ministra elogiou a gestão do governador e a nota do Tocantins na classificação da capacidade pagadora (CAPAG). A avaliação é definida pela Secretaria do Tesouro Nacional e é necessária para captação de recursos de grande porte para o estado. “Nosso objetivo é estabelecer linhas de crédito que possam impulsionar o crescimento econômico do nosso Tocantins. Em busca de progresso e desenvolvimento para nosso Estado”, disse.

Consórcio Brasil Central

Por fim, Wanderlei Barbosa participou da reunião com governadores dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, para discutir propostas sobre a Reforma Tributária e inaugurar uma linha de crédito para a área da segurança pública dos estados em parceria com o Banco de Brasília (BRB).

Criado em 2015, o consórcio tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico e social da região central do Brasil e é composto por seis estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, além do Distrito Federal.

Texto: ARCO – Agência Republicana de Comunicação, com informações do Governo do Estado do Tocantins
Fotos 1 e 2: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins – Foto 3: Washington Costa/MPO – Foto 4 Flickr Consórcio Brasil Central 

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend